O NFC tem se popularizado mais e ocupado espaços antes dominados por tecnologias de inserção para pagamentos com cartões de crédito e débito, por exemplo. Porém, o que poucos sabem é que essa tecnologia pode ser aplicada em diversos outros tipos de atividades diárias. Pensando nisso, o Olhar Digital listou algumas atividades onde o NFC pode ser útil, além de auxiliar nos pagamentos de compras diárias.

Leia mais:

publicidade

O que é o NFC

A gigante Sony e a Phillips colaboraram no desenvolvimento da tecnologia conhecida como “Near Field Communication” (NFC, Comunicação em Campo Próximo). Essa tecnologia permite que dois dispositivos eletrônicos compatíveis se comuniquem, ou seja, troquem dados, quando estão a poucos centímetros de distância um do outro ou em contato direto. Essa comunicação ocorre de maneira extremamente rápida e segura. Inicialmente, um dispositivo de consideração ou outro, e em um segundo momento, transmitiria os dados de maneira eficaz.

Pessoa mexendo no telefone
O NFC pode ser usado para abrir e fechar portas de casa s ou apartamentos. (Imagem: Pexels)

A Near Field Communication, como o próprio nome indica, restringe o alcance das frequências a uma distância de até 10 centímetros. Isso significa que é preciso estar em proximidade direta com o objeto para ocorrer uma troca de dados. É relevante observar que a fonte ativa retira os dados da fonte passiva. Portanto, outros dispositivos não podem acessar as informações contidas em aparelhos que utilizam essa tecnologia.

publicidade

Além de pagamentos

Confira três funcionalidades além da função pagamentos com o NFC.

Transformar o celular em Hostpot

Fixe uma tag NFC em seu notebook ou tablet e configure seu smartphone para ativar o ponto de acesso WiFi quando estes estiverem próximos. Isso permitirá o uso de uma rede de conexão sem fio privada que seja ativada de maneira ágil.

publicidade

Um aplicativo indicado para fazer essa função é o NFC Tools, que disponibiliza uma série de ferramentas baseadas em NFC.

Compartilhar cartões de visita

As inovações tecnológicas alcançaram os mesmos cartões de visita tradicionais. Com a ajuda do NFC, é viável produzir cartões de visita interativos por meio das tags. Isso possibilitará uma transferência ágil e interativa de suas informações de contato.

publicidade

Transportar ingressos de shows e eventos

Uma excelente opção para o uso do NFC é utilizar para transportar ingressos de eventos. Essa prática tem se popularizado e para se ter uma ideia grandes eventos como o Rock in Rio, desde 2022 começaram a abolir os antigos ingressos de papel e migraram para os ingressos com suporte de NFC.

Trancar e destrancar portas

Você tem a capacidade não apenas de bloquear e desbloquear sua porta usando uma tag NFC, mas também pode controlar o fechamento externamente por meio do seu smartphone (tanto em iOS quanto Android), de qualquer local no mundo.

Ligar as caixinhas de som bluetooth

Se a principal maneira pela qual você desfruta da música é através de um alto-falante Bluetooth em determinados ambientes, a solução é adicionar uma etiqueta NFC e configurá-la para ativar o Bluetooth e o Wi-Fi do seu telefone, bem como um aplicativo de música, como o Spotify. Essa otimização resultará em economia de tempo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!