Na vasta paisagem das produções televisivas, encontrar a melhor série do mundo é uma tarefa que pode gerar debates entre fãs de diferentes gêneros e estilos. Enquanto os gostos pessoais influenciam grandemente essa escolha, também podemos avaliar as séries com base em critérios objetivos, como popularidade, avaliações, prêmios e longevidade.

Leia também:

publicidade

Para definirmos quais são as melhores séries entre tantas fantásticas, poderíamos levar em conta somente a nota da crítica especializada, ou então a avaliação dos fãs, ou então a série mais assistida de todos os tempos. Mas iremos usar aqui alguns critérios para tentarmos chegar a alguma conclusão.

Qual é a série mais assistida no mundo inteiro?

Quando se trata de popularidade, uma série que brilha intensamente é a icônica Friends. A sitcom que foi transmitida por uma década, entre 1994 e 2004 é simplesmente uma das séries mais populares de todos os tempos e apesar de ser difícil de quantificar exatamente se ela foi ou não, de fato a série mais assistida de todos os tempos, é de conhecimento que o último episódio teve uma audiência inacreditável, com mais de 52 milhões de espectadores somente nos Estados Unidos, isso numa época onde plataformas de streaming e o acesso a internet não existiam como hoje.

publicidade

É inegável o sucesso que as aventuras cotidianos dos 6 amigos de Nova York possuí e como inspirou e deu origem a uma série de outras sitcom’s de enorme sucesso ao longo da história. Muitas das séries mais bem sucedidas de hoje, se inspiram em Friends e no enorme sucesso que ela fez. Além do recorde de audiência, Friends é uma das obras mais assistidas da atualidade, figurando no topo de diversas plataformas por onde passou.

Qual é a série mais bem avaliada do mundo?

Crédito: Sony/Divulgação

Um outro método que podemos usar para tentar definir qual a melhor série de todas, seria analisar qual delas é a mais bem avaliada entre os críticos e fãs. E nesse quesito, quando se trata de avaliações críticas, Breaking Bad emerge como uma das obras mais aclamadas de todos os tempos. A história do professor de química que se torna um produtor de metanfetamina conquistou tanto o público quanto os críticos. A evolução complexa do personagem principal, Walter White, interpretado brilhantemente por Bryan Cranston, e a exploração das consequências morais de suas ações trouxeram profundidade à trama. Além disso, a construção da tensão ao longo das temporadas e as reviravoltas magistrais renderam a Breaking Bad um lugar especial no panteão das séries de televisão.

publicidade

Há quem diga que de fato Breaking Bad é de fato a série mais incrível que já existiu, pela sua trama escrita nos mínimos detalhes, seus personagens memoráveis e até mesmo os aspectos técnicos como som e fotografia, que contribuem para que ela tenha sido esse enorme fenômeno. Não a toa Breaking Bad gerou o Spin off Better Call Saul e um filme tendo como Jesse Pìnkman no foco da trama, o que prova que mesmo anos depois, a saga do professor White gera bons frutos.

Qual é a série mais premiada?

O Trono de Ferro, de 'Game of Thrones'. Imagem: HBO/Divulgação
O Trono de Ferro, de ‘Game of Thrones’. Imagem: HBO/Divulgação

O Oscar é a maior premiação do mundo dos cinemas e, equivalente a ela quando o assunto são séries e TV num geral, temos o famoso Emmy. Durante muitos anos, o seriado Frasier, um spin-off de Cheers, reinou soberana com 37 Emmys, entretanto, Game of Thrones surgiu simplesmente como um dos maiores fenômenos da história da TV, parando milhões de telespectadores ao redor do mundo com a história adaptada dos livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin.

publicidade

Entre prêmios técnicos e de atuação, Game of Thrones possui impressionantes 59 Emmys, superando e muito o segundo colocado com mais prêmios. Mesmo a sua última temporada que é altamente polêmica, recebeu 32 indicações, um recorde da premiação.

Qual é a série com mais temporadas?

Simpsons
Fox/Divulgação

Quando se trata de longevidade, é difícil competir com Os Simpsons. Essa série animada, que estreou em 1989, está em exibição há mais de três décadas e atualmente conta com um impressionante número de 34 temporadas. A família amarela de Springfield, composta por Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, tornou-se parte da cultura pop global, abordando uma variedade de temas sociais, políticos e culturais ao longo dos anos. A capacidade da série de se adaptar e permanecer relevante ao longo de tantos anos é notável e a torna uma das produções mais duradouras da história da televisão.

Ok, Os Simpsons é a série com mais temporadas ininterruptas, mas Doctor Who consegue superar a marca de 34 temporadas da série da família de Springfield, mesmo tendo ficado em hiato por mais de 15 anos. A série teve inicio ainda em 1963 e foi exibida sem parar até 1989. Foi somente em 2005 que a série retornou e permanece no ar até hoje, sendo um verdadeiro marco da indústria, além de poder ser considerada uma das melhores séries de todas, por mesmo após tanto tempo no ar, ainda manter o interesse do público.

Conclusão: Qual a melhor série?

Embora a busca pelas melhores séries do mundo seja subjetiva e muitas vezes influenciada por preferências pessoais, existem séries que se destacam em termos de popularidade, avaliações, prêmios e longevidade. É fato que séries premiadas só chegam a esse nível de excelência possuindo uma qualidade extremamente elevada, assim como também séries que possuem notas altas pela crítica e pelos fãs só chegam a esse patamar sendo realmente boas.

Ou então, o fato duma série estar a várias décadas no ar, só mostra que o público não perdeu o interesse por ela e, mais do que isso, ela foi capaz de conquistar públicos através de gerações. Algo sem qualidade dificilmente chegaria a tal nível, assim como uma série que detém o recorde de maior audiência também possui algo especial.

No final das contas, a melhor série do mundo pode variar de pessoa para pessoa, mas todas essas séries mencionadas deixaram uma marca indelével na história da televisão, cada uma à sua maneira. Independentemente de qual seja a sua escolha pessoal, a riqueza de opções disponíveis na televisão é um testemunho do poder duradouro das narrativas audiovisuais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!