Parece que a Microsoft quer utilizar mais inteligência artificial em seus produtos, especialmente no armazenamento em nuvem do OneDrive. O rumor apareceu em um vídeo vazado pelo leaker WalkingCat, mostrando a plataforma de backup recebendo uma solicitação de texto nos mesmos moldes de uma IA.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • A Microsoft deve anunciar em breve uma ferramenta de inteligência artificial para quem utiliza o OneDrive
  • O serviço de armazenamento em nuvem deve ajudar na organização de muitos arquivos, quem sabe ao criar pastas para documentos específicos
  • O OneDrive pode até utilizar a leitura de documentos para entregar respostas quando o usuário pede algo como “contrato assinado por mim em setembro de 2022”
  • Não está claro se a IA para o OneDrive será aberta para todos como é no Bing, ou então um recurso fechado apenas para quem assina o Microsoft 365

Aos poucos a Microsoft vai avançando seu caminho para entregar inteligência artificial espalhada por todos seus produtos. O próximo da lista tem tudo para ser o OneDrive, como sugere um vídeo vazado dizendo que no dia 3 de outubro deste ano a Microsoft vai contar alguma novidade sobre ele.

O ponto que coloca inteligência artificial dentro do OneDrive, no vídeo, está na única frase do início. Nela o usuário escreve “ajude a me organizar”, em uma caixa de texto com grandes semelhanças ao local de comando para outras IA.

publicidade

IA pode criar pastas no OneDrive

Eu tenho dificuldade para imaginar como a IA pode ajudar em um serviço de backup em nuvem, mas imagino algo como o OneDrive criando pastas automaticamente para alguns tipos de arquivos específicos, ou organizando documentos com base na criação deles e imagens na data de edição.

Quem sabe catalogar fotos de acordo com o local onde foram tiradas, ou então selecionar imagens das férias e criar uma pasta para elas.

publicidade

Outro ponto que também não está claro é se a inteligência artificial será limitada aos assinantes do Microsoft 365, ou então aberta para qualquer pessoa com uma conta na empresa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!