Entrevista: projeto brasileiro quer tornar a aviação mais sustentável

Pesquisadores desenvolveram uma miniatura de aeronave para testar o projeto em túneis de vento
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 04/09/2023 21h18, atualizada em 05/09/2023 10h25
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), estão trabalhando em um novo conceito de avião comercial que deverá reduzir os índices de emissão de carbono pela aviação.

O artigo “Potential Propulsive and Aerodynamic Benefits of a New Aircraft Concept: A Low-Speed Experimental Study”, publicado na revista Aerospace, apresenta o projeto de Pedro David Bravo-Mosquera. A pesquisa pretende direcionar novos rumos no desenvolvimento de aviões de grande porte.

Com a estrutura adotando esse perfil, as expectativas chegam a 30% de economia, levando em consideração o uso de outras fontes de energia, como híbrida e elétrica, combustível de aviação sustentável ou até novas tecnologias de materiais compostos.

Falamos um pouco mais sobre esse projeto com o PhD em engenharia Pedro David Bravo-Mosquera, que é Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento na Embraer.

Na entrevista, ele explicou o que motivou o início da pesquisa.

Todo mundo gosta de viajar, e isso leva a um aumento no tráfego aéreo. Esse aumento, por si só, gera um aumento no consumo de combustível e na produção na emissão de gases que afetam o nosso meio ambiente.

Pedro David Bravo Mosquera

Acompanhe a entrevista na íntegra!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.