Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), estão trabalhando em um novo conceito de avião comercial que deverá reduzir os índices de emissão de carbono pela aviação.

O artigo “Potential Propulsive and Aerodynamic Benefits of a New Aircraft Concept: A Low-Speed Experimental Study”, publicado na revista Aerospace, apresenta o projeto de Pedro David Bravo-Mosquera. A pesquisa pretende direcionar novos rumos no desenvolvimento de aviões de grande porte.

Com a estrutura adotando esse perfil, as expectativas chegam a 30% de economia, levando em consideração o uso de outras fontes de energia, como híbrida e elétrica, combustível de aviação sustentável ou até novas tecnologias de materiais compostos.

Falamos um pouco mais sobre esse projeto com o PhD em engenharia Pedro David Bravo-Mosquera, que é Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento na Embraer.

publicidade

Na entrevista, ele explicou o que motivou o início da pesquisa.

Todo mundo gosta de viajar, e isso leva a um aumento no tráfego aéreo. Esse aumento, por si só, gera um aumento no consumo de combustível e na produção na emissão de gases que afetam o nosso meio ambiente.

Pedro David Bravo Mosquera

Acompanhe a entrevista na íntegra!