Nesta terça-feira (05), o Olhar Digital News trouxe os princpiais assuntos da tecnologia. Confira abaixo alguns dos destaques:

5G preocupa a aviação?

As preocupações das companhias aéreas americanas sobre os possíveis impactos do 5G em suas operações parecem ter chegado a uma resolução. A Delta Airlines, que era uma das últimas empresas a resistir, finalizou a atualização dos altímetros de rádio em sua frota atualmente em serviço. Além disso, as aeronaves em manutenção planejada também serão equipadas com os novos altímetros.

publicidade

IA será capaz de reconhecer sintomas de cansaço

Cientistas da Rússia desenvolveram um banco de dados que servirá de base para treinar redes neurais de IA a identificar sinais de cansaço e alerta. A ideia é usar o banco de dados para treinar modelos de redes neurais com o objetivo de construir sistemas altamente precisos para rastrear o estado funcional de indivíduos.

Quase 99% dos ultraprocessados são nocivos à saúde

Estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), aponta que quase 99% dos alimentos ultraprocessados comercializados no Brasil têm alto teor de sódio, gorduras, açúcares ou aditivos para realçar cor e sabor.

publicidade

Após missão na Lua, novo desafio de rover lunar indiano é sobreviver

O veículo espacial lunar Pragyan e o módulo de pouso Vikram, parte da missão Chandrayaan-3, completaram sua missão na Lua. A dupla, enviada pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) conquistou um marco histórico, sendo a primeira a alcançar o Polo Sul da lua e efetivamente coletar informações que serão transmitidas de volta à Terra. No entanto, para continuar sua trajetória de descobertas espaciais, o sonda lunar deverá sobreviver à noite na Lua, que equivale a cerca de 14 dias terrestres.

Novo carro elétrico da BMW apresenta informações no para-brisa

A BMW continua apostando na expansão da sua linha de veículos elétricos com um novo conceito de veículo chamado “Vision Neue Klasse“. O conceito mantém a cara futurista do original e possui duas grades horizontais iluminadas com luzes de LED, além de uma tecnologia que mostra informações de navegação, velocidade e outros comandos direto no para-brisa do veículo.

publicidade

Marca chinesa lança patinetes elétricos de fibra de carbono

A marca chinesa NIU, conhecida no segmento de scooters, também está apostando suas fichas em outro nicho: o dos patinetes elétricos. A empresa acaba de lançar dois modelos com estrutura feita de fibra de carbono: o KQi Air e o KQi Air X, com o objetivo de deixar os veículos mais leves e resistentes. Como são leves, a dupla promete surpreender em autonomia e pode subir ladeiras leves (até 20% de inclinação, diz o fabricante).

Nós falamos de tudo isso e muito mais no Olhar Digital News, acompanhe!