Tencent anuncia lançamento de chatbot de IA 

Empresa se junta a Baidu e outras que receberam aprovação do governo chinês 
Tamires Ferreira06/09/2023 07h31
Tencent
Imagem: shutterstock/Sergei Elagin
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Tencent Holdings anunciou nesta quarta-feira (6) que realizará oficialmente o lançamento de seu chatbot de inteligência artificial (IA) durante um evento anual dedicado ao setor, agendado para quinta-feira (7). A gigante chinesa é mais uma dentre tantas, como Baidu e SenseTime, a receber aprovação do governo chinês para disponibilizar o produto ao público. 

O que você precisa saber: 

  • O comunicado foi feito através do WeChat, serviço multiplataforma da empresa; 
  • A postagem apresentou uma conversa de demonstração que um usuário teve com o chatbot de IA; 
  • Chamado HunyuanAide, a Tencent anunciou o desenvolvimento do bot em fevereiro e disse que ele seria semelhante ao ChatGPT; 
  • A China começou a aprovar chatbots de IA para lançamento público no mês passado, esquentando a corrida entre as empresas chinesas no avanço da tecnologia. 

Leia mais! 

De acordo com a Reuters, a Tencent antecipou também que adicionou o HunyuanAide ao WeChat, embora ele ainda não esteja disponível ao acessar o app — será possivelmente liberado durante ou após o lançamento oficial.  

A empresa vem desenvolvendo o próprio modelo de IA há meses. Testes internos foram finalizados em agosto. 

China e IA 

Empenhada em não perder seu posto entre os países focados na ‘corrida da IA’, a China já lançou mais de 70 modelos de linguagem (LLM – Large Language Model) de IA, conforme apontou recentemente Robin Li, CEO da Baidu, uma das primeiras empresas a receber a aprovação. 

Além dela, a Baichuan Intelligent Technology, Zhipu AI e MiniMax também foram autorizadas a disponibilizar suas IAs generativas após inspeção de segurança do governo chinês. A Alibaba também pode já ter recebido o sinal verde para o seu modelo de IA, Tongyi Qianwen — um porta-voz teria dito à Reuters que a empresa só está aguardando o lançamento oficial. 

A liberação ocorre enquanto o governo da China pressiona para ampliar o uso de tais produtos devido à concorrência com os Estados Unidos. Ao contrário de outros países, no entanto, a China exige que as empresas apresentem avaliações de segurança antes de lançarem produtos de IA para o mercado de massa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.