O TikTok está preocupado com usuários que estão olhando muito para o quintal do outros. Aparentemente, os internautas estão saindo da rede para comentar seus conteúdos em outras plataformas. Segundo informações da Axios, a empresa publicou, na semana passada, novas vagas de emprego focadas no aprimoramento de recursos sociais e mensagens.

As vagas estão supostamente relacionadas a preocupações dentro da organização sobre a retenção e o aumento do engajamento dos usuários.

publicidade

Leia mais:

Destalhes sobre as ofertas de emprego

  • Uma postagem para Gerente de Produto afirma que a empresa deseja criar conexões sociais significativas entre os usuários.
  • Já outra publicação para engenheiros móveis diz que os candidatos irão construir uma plataforma confiável e adaptável que permita aos usuários conhecer e interagir com seus amigos da vida real dentro da rede.
  • Em uma lista com vagas de liderança, a empresa expõe que o setor de mensagens ainda está engatinhando e aponta que a pessoa contratada irá explorar e implementar soluções sociais diversificadas

Foco do TikTok ainda é o entretenimento

Expandir as funcionalidades de mensagens do TikTok parece ser de grande importância. A plataforma é conhecida por seus vídeos virais e tem seu foco principal no entretenimento. Porém, acabou deixando de lado os recursos que incentivam a interação entre os usuários, como as curtidas, comentários e compartilhamentos. Assim, muitos dos internautas procuram por essas interações em outros lugares.

publicidade

Isso acendeu um alerta na organização. Até porque, plataformas concorrentes, como o Instagram, já começaram investir em mais recursos semelhantes ao seu. É de se esperar que a empresa reaja expandindo suas capacidades sociais, tão comuns em outras redes.

O próprio Instagram está explorando a possibilidade de criar um feed exclusivo destinado apenas aos usuários da lista de “Amigos Próximos”. Atualmente, o aplicativo já permite que os usuários enviem mensagens privadas para grupos de amigos próximos e compartilhem histórias que só podem ser visualizadas pelas listas de “Amigos Próximos”, identificada com aquele ícone verde de estrela.

publicidade

No entanto, o TikTok enfatizou que a formula de vídeos curtos continua sendo o cerne de sua identidade:

Ser um canal de entretenimento sempre foi e continua sendo o núcleo do modelo de negócios do TikTok, mesmo enquanto experimentamos novos recursos para aprimorar a experiência do usuário.

Disse um porta-voz do TikTok ao Axios.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!