Honda adota padrão de carregamento Tesla 

Montadora se une a muitas outras fabricantes que já entraram na coalizão
Tamires Ferreira08/09/2023 07h42
Honda
Imagem: shutterstock/The Bold Bureau
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Honda anunciou na quinta-feira (7) que está aderindo ao North American Charging Standard (NACS), como foi chamado o uso expandido dos carregadores Tesla. Segundo a fabricante, a partir de 2025 seus veículos já chegarão ao mercado com o novo sistema, deixando o antigo Sistema de Carregamento Combinado (CCS) em segundo plano. 

O que você precisa saber: 

  • A atual expansão de carregadores da Tesla para outras marcas faz parte de um acordo da empresa com o governo dos EUA;   
  • O uso expandido dos Superchargers da empresa de Elon Musk foi apelidado de North American Charging Standard (NACS);    
  • A tecnologia de carregamento da Tesla vem ganhando força há semanas e deve se tornar o padrão norte-americano em breve;     
  • A Ford, GM, Rivian, Polestar e Volvo já adotaram o NACS;  
  • A VW, Stellantis e Hyundai estão em negociações;  
  • A Toyota ainda não se pronunciou. 

Leia mais! 

Assim como a maioria das empresas que adotaram o NACS, a Honda disse que também está desenvolvendo um adaptador para permitir que Hondas anteriores a 2025 carreguem usando o sistema da Tesla — a empresa planeja lançar um novo modelo de EV na América do Norte em 2025 com porta NACS, a partir deste ponto, todos os EVs Honda usarão o padrão Tesla. 

Temos o prazer de anunciar que a Honda expandirá o acesso de carregamento rápido para clientes Honda e Acura #EV adotando o Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS). 

Honda no X/Twitter. 

Vale lembrar que recentemente a Honda se juntou a um segundo programa de expansão de carregadores na América do Norte, esse formado por BMW, General Motors, Hyundai, Kia, Mercedes e Stellantis. As montadoras fecharam um acordo em julho para “acelerar a transição para veículos elétricos” e “tornar a direção com emissão zero ainda mais atraente”.   

Segundo o Engadget, o objetivo da campanha é de ter 30 mil novos pontos de carregamento NACS e CCS. As companhias afirmaram que vão “alavancar fundos públicos e privados” para alcançar a meta. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.