Em um novo artigo publicado no arXiv, cientistas compilaram várias ideias conhecidas e chegaram a um novo conceito para o avanço dos estudos da observação: um ‘hipertelescópio’ na Lua.

O que você precisa saber:

• Colocar telescópios na Lua não é uma ideia nova. A NASA já financiou uma doação exploratória para o Radiotelescópio da Cratera Lunar (LCRT) — focado em captar sons;
  • Há ainda outras propostas, como o Life Finder Telescope At Lunar Poles (LFTALP), um conjunto de telescópios de 6,5 metros focados no estudo de atmosferas de exoplanetas à medida que transitam, e o Lunar Optical UV Explorer (LOUVE), que se concentra em objetos ultravioleta brilhantes;
  • Assim, o novo projeto se baseou nessas e outras ideias já conhecidas para criar um novo conceito que não exija um nível técnico tão desafiador — o grande problema da maioria das propostas.

Leia mais!

Conforme divulgado pele Science Alert, os cientistas decidiram trabalhar com uma tecnologia antiga, e o melhor, simples: instalar um telescópio óptico gigante que visualize todo o terreno lunar, transmitindo imagens para observação.

Um telescópio óptico coleta e foca na luz para criar uma imagem ampliada para visualização direta, mas isso depende do tamanho do seu espelho primário e da distância focal do telescópio. A ideia é então usar um conjunto de vários espelhos ao longo do terreno de crateras da Lua.

Conceito de radiotelescópio em uma cratera lunar. (Imagem:Vladimir Vustiansky/via Science Alert)

O conjunto de detectores do telescópio seria suspenso por um cabo, semelhante à forma como os detectores do Observatório de Arecibo foram suspensos acima da antena de malha. Para os pesquisadores, como os espelhos não precisariam ser grandes, seriam muito mais fáceis de construir — eliminando o problema do desafio técnico visto em outras propostas.

Mas claro que, há outros obstáculos. A poeira acumulada nos espelhos, por exemplo, seria um deles, o que exigiria manutenção periódica. E embora a Lua tenha muito menos atividade sísmica do que a Terra, ainda poderia afetar o alinhamento de espelhos e detectores.

Há variações da ideia, e todas estão em estágios iniciais de estudos. Contudo, para os cientistas uma coisa está clara: voltaremos à Lua, e aonde os humanos vão, eles constroem telescópios. Um observatório lunar seria então apenas uma questão de tempo.