Parece que o plano da Apple de produzir seu próprio modem – peça que permite que aparelhos eletrônicos se conectem com a internet – foi adiado. A empresa renovou o contrato com a Qualcomm para o fornecimento de equipamentos 5G até 2026.

A expectativa era de que, neste ano, o iPhone 15 fosse o último modelo da Apple equipado com a peça fabricada pela Qualcomm. A marca também vem desenvolvendo seus próprios chipsets 5G desde 2019, depois de adquirir um negócio de modem para smartphones da Intel. Mas, desde então, não informou quase nada sobre o progresso da fabricação.

publicidade

Leia mais:

Para quem tem pressa:

  • Qualcomm anúncio nesta segunda-feira (11), que firmou novo contrato com a Apple.
  • Os sistemas Snapdragon 5G Modem-RF serão fornecidos à Apple para lançamentos de smartphones em 2024, 2025 e 2026. Ou seja, até o iPhone 18.
  • O acordo atrasa a fabricação de um modem exclusivo da Apple
  • Em fevereiro, o CEO e presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, disse que esperava que a Apple adotasse seu próprio modem até 2024, mas também deixou claro que a empresa estaria disponível para fornecimento se necessário.

O acordo de licenças entre as duas organizações, firmado em abril de 2019, permanece o mesmo. Segundo o banco internacional UBS, estima-se que Apple pagou cerca de US$ 1,9 bilhão no contrato de 6 anos com possibilidade de renovação.

publicidade

Apesar do acordo, a Qualcomm não espera uso exclusivo do modem

Embora o acordo de fornecimento seja benéfico para a Qualcomm, a empresa não tem expectativas de que a Apple use exclusivamente o seu modem no futuro. A companhia estima que terá apenas 20% do mercado de modems para os smartphones da Apple em 2026.

Calcula-se que aproximadamente 21% da receita total da Qualcomm em 2022, cerca de US$ 44,2 bilhões, foi proveniente da Apple. Com a extensão do acordo, isso quer dizer que a Qualcomm está garantindo bilhões de dólares que seriam perdidos caso a Apple optasse por utilizar seus próprios modems.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!