A Apple vai lançar o iPhone 15 nesta terça-feira (12). E a empresa é bem sigilosa, principalmente quando o assunto é uma linha nova do seu smartphone – o carro-chefe da marca. Mesmo assim, você já encontra capinhas para o novo iPhone. Afinal, como isso é possível?

Para quem tem pressa:

  • Atualmente, você já encontra capinhas para o iPhone 15, que ainda nem foi lançado (a Apple anunciará o novo celular nesta terça-feira, 12);
  • As fabricantes de acessórios passam o ano anterior ao lançamento da linha de iPhone desenvolvendo produtos para os novos celulares;
  • Algumas são parceiras da Apple, enquanto outras dependem de fontes internas para prever dimensões e demais detalhes do novo design;
  • Essas marcas enfrentam uma corrida que exige uma ótima rede de informantes, boa infraestrutura logística e uma pitada de sorte.

As fabricantes de acessórios passam o ano anterior ao lançamento da linha de iPhone desenvolvendo produtos para os novos celulares. Algumas trabalham com a Apple. Já outras dependem de fontes internas para prever dimensões e demais detalhes do novo design. É o que revelou uma reportagem publicada pelo The Wall Street Journal nesta segunda-feira (11).

Leia mais:

iPhone 15 na bola de cristal

Modelos de iPhone um do lado do outro
(Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

Nos anos que antecedem o lançamento de um iPhone, a Apple colabora com fabricantes terceirizados para matérias-primas, componentes, embalagens e outras partes do processo de produção.

publicidade

Uma parte substancial da montagem do dispositivo ocorre na China, de onde vazamentos sobre os planos da Apple muitas vezes aparecem. Esses rumores são vitais para fabricantes de capinhas que fazem lançamentos antecipados e não trabalham diretamente com a empresa.

No entanto, algumas fabricantes incorporam flexibilidade de design – por exemplo: tamanho ajustável de botões e/ou aberturas para câmeras nas capinhas. Graças a isso, elas não ficam totalmente à mercê de vazamentos.

É por isso que os primeiros modelos de capinha pra algum iPhone lançado recentemente têm aberturas maiores ao redor de alto-falantes, câmeras e botões do que estritamente necessário, por exemplo. É a margem para acomodar possíveis alterações que a Apple possa fazer.

Correria no lançamento

iPhone 14 Pro Max em loja
(Imagem: Art-Dolgov/Shutterstock)

Normalmente, os consumidores têm que esperar cerca de dez dias após o anúncio da Apple antes de colocarem as mãos nos seus aparelhos mais recentes. Essa janela de tempo oferece uma margem estreita para fabricantes de acessórios compararem seus produtos com as informações oficiais da Apple e fazer pequenos ajustes, se necessário.

As semanas após o grande evento da Apple é o período mais crucial e frenético para as fabricantes de acessórios. Elas correm para enviar produtos compatíveis e aproveitar a demanda dos novos proprietários do iPhone em questão.

Atualmente, você já encontra capinhas para iPhone 15 na Amazon e no Walmart, por exemplo. Os anúncios dos acessórios destacam várias características, entre elas: designs “resistentes” e “à prova d’água”, enquanto atendem às diversas preferências de cor dos consumidores.

O cenário tomou tal proporção que quando Tim Cook, CEO da Apple, aparece com um novo iPhone em mãos no evento de lançamento, os fãs ávidos da marca já estão com capinhas para ele em mãos também.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!