Tudo indica que o próximo iPhone 15, que deve ser anunciado oficialmente em um evento da Apple amanhã (12), estará equipado com uma porta USB-C, marcando o fim de uma era para o icônico conector Lightning. No entanto, há indícios de que o futuro do carregamento pode ser totalmente sem portas.

O Conector Lightning foi concebido com dois objetivos principais: ser compacto e infalível. Foi desenvolvido pela Apple para o iPhone 5, que, na época, era o smartphone mais fino, leve e grande já produzido pela empresa.

publicidade

Cada milímetro e miligrama contavam. Durante quase uma década, o conector de 30 pinos da Apple, conhecido como Dock Connector, era o padrão, mas era desajeitado, frágil e exigia encaixe preciso. A Apple precisava de uma solução melhor.

Leia mais:

publicidade

Quando o Lightning foi apresentado pela Apple em 2012, a empresa enfatizou o quão pequeno ele era. “Dadas as dimensões do novo telefone e todas as capacidades que desejávamos adicionar”, disse Bob Mansfield, então chefe de engenharia de hardware da empresa, em um vídeo, “tínhamos que gerenciar o espaço interno do telefone com muito cuidado”.

Phil Schiller, diretor de marketing da Apple, orgulhosamente exibiu um slide que afirmava que o Lightning era 80% menor que o Dock Connector.

publicidade

Mas a Apple também sabia que os usuários comuns apreciariam a praticidade do novo conector. Schiller destacou que o Lightning era mais durável e fácil de usar, já que podia ser conectado em ambas as direções. Ele demonstrou isso, girando as mãos como se estivesse conectando um cabo. A maioria das pessoas sabe que nunca se conecta um cabo USB corretamente na primeira tentativa; com o Lightning, não era possível errar.

Uma nova era se aproxima

iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
  • Agora, 11 anos após o lançamento do Lightning, a Apple está prestes a eliminar o conector dos iPhones.
  • Uma nova lei na União Europeia exige que todos os telefones vendidos em seus países membros usem o USB-C para carregamento físico, e a Apple confirmou que cumprirá a regulamentação.
  • Embora essa mudança só seja obrigatória a partir do próximo ano, rumores indicam que a Apple fará a transição mais cedo.
  • Essa transição é, em parte, natural. A Apple desempenhou um papel importante no desenvolvimento do padrão USB-C, introduzido em 2014.
  • A empresa adotou prontamente o novo conector, lançando um MacBook de 12 polegadas que usava exclusivamente o USB-C.
  • A Apple destacou que o USB-C era pequeno e reversível, facilitando a vida dos usuários.
  • Nos anos seguintes, a maioria dos Macs e iPads também adotou o USB-C.
  • O iPhone poderia ter feito a mudança para o USB-C há anos.
  • No entanto, a Apple resistiu à mudança, em parte devido a questões financeiras, já que o conector proprietário permitia à empresa controlar o mercado de acessórios e gerar receita com fabricantes de produtos Lightning.
  • No entanto, agora parece que a Apple está pronta para fazer a transição.
  • A mudança não será simples. Muitos proprietários de iPhones terão que substituir seus cabos ou comprar adaptadores.
  • Além disso, o USB-C tem várias especificações, o que pode causar confusão.
  • Rumores sugerem que a Apple pode até mesmo introduzir sua própria variação do USB-C.
  • No entanto, quando a transição se estabilizar, a indústria de tecnologia como um todo poderá usar os mesmos cabos e acessórios, proporcionando conveniência e facilidade de uso semelhantes às oferecidas pelo Lightning.
  • A mudança representa um passo em direção à padronização e à simplificação.

O caminho para um iPhone sem portas

MagSafe. Imagem: Framesira / Shutterstock.com

Em 2012, quando a Apple introduziu o conector Lightning, Phil Schiller argumentou que a maior mudança estava na crescente transição para a conectividade sem fio. No entanto, paradoxalmente, anunciou um novo conector de cabos. Naquela época, ele descartou a ideia de carregamento sem fio como complicada. Somente em 2017, a Apple adotou o carregamento sem fio nos iPhones.

publicidade

Nos últimos anos, surgiram rumores de que a Apple planeja lançar um iPhone totalmente sem portas. Embora essa realidade ainda não esteja próxima, a empresa tem promovido o MagSafe como um sistema de carregamento sem fio e introduziu o modo StandBy no iOS 17, destinado a incentivar os usuários a adotarem a colocação do telefone em uma base de carregamento.

O conector Lightning pode ter sido uma solução intermediária até a adoção generalizada do USB-C. No entanto, o futuro pode apontar para um carregamento sem fio verdadeiramente eficaz, com a recente adoção do padrão Qi2 e o crescimento do ecossistema MagSafe da Apple.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!