Instalar o sistema Windows no SSD pode ser uma tarefa complicada onde o usuário possivelmente encontrará alguma dúvida antes de iniciar o procedimento de formatação e instalação no dispositivo. Para trazer mais segurança e você poder instalar corretamente o Windows no SSD, confira um passo a passo que preparamos com detalhes importantes sobre esse procedimento.

Leia mais:

Qual a vantagem de usar o SSD?

A instalação do Windows em um SSD pode melhorar significativamente o desempenho do seu computador. Vale ressaltar que os SSDs superam os discos rígidos tradicionais em velocidade, o que significa, por exemplo, que seu computador inicializará mais rapidamente, os aplicativos abrirão de forma ágil e o sistema operacional será mais responsivo.

Além disso, os SSDs têm maior durabilidade e consomem menos energia em comparação com os discos rígidos tradicionais. Se você está procurando melhorar o desempenho do seu computador, instalar o Windows em um SSD é uma ótima opção.

publicidade

Dicas antes de instalar o Windows no SSD

Separamos algumas dicas antes de começar a instalação para que você possa instalar o Windows no seu SSD sem erros.

Licença digital

A licença digital do Windows ficará atrelada com o seu endereço de email caso você tenha conectado uma conta da Microsoft ao equipamento. Identifique clicando nas teclas Windows + R e digite: ‘ms-settings:activation’, depois clique em OK e veja se a mensagem ‘O Windows está ativado com uma licença digital vinculada à sua conta Microsoft’ é exibida na tela.

Caso não apareça, é porque não está com uma conta vinculada ao computador. Aí neste caso o indicado é ir em: Contas > Entrar com uma conta Microsoft, desta forma, poderá utilizar a solução de problemas de ativação.

Edição do Windows

Outro detalhe ao mudar do HDD para o SSD é escolher a edição adequada do Windows para a instalação. Assim você conseguirá reaproveitar a chave de ativação do sistema operacional anterior.

Chave do Windows

Computadores que vieram com o Windows 10 pré-instalado de fábrica têm a chave embutida na BIOS do dispositivo. Os usuários podem resgatá-la para uso durante a instalação e para ativação, se necessário.

  1. Abra o prompt de comando

    Na área de trabalho, pressione as teclas Windows + Q e digite: CMD clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione Executar como administrador;

  2. Insira o comando para resgatar chave

    No Prompt de Comando, insira o comando para resgate e pressione Enter para que a chave seja apresentada:
    código

  3. Faça a cópia da chave, caso esteja disponível

    Se houver uma chave de ativação, o computador a apresentará automaticamente. Basta você copiar a chave.

Passo a passo de como instalar o Windows no SSD

  1. Ao inicializar o computador clique em uma das tecladas logo abaixo para acessar as configurações de Boot ou Setup do seu dispositivo: F2, F12 OU DEL. Vale ressaltar, que em caso de dificuldades em realizar essa ação é interessante entrar em contato com o fabricante ou acessar o site da marca do computador para verificar a melhor metodologia antes de iniciar o processo de instalação no SSD.
  2. Ao acessar o Setup deverá procurar por Boot e acessar suas configurações para alterar USB (Pen Drive) e colocá-lo na primeira opção do Boot. Caso entre no automático é só alterar direto. Em seguida saia do Setup e salve as configurações para iniciar a instalação no SSD.
  3. O computador irá reiniciar e solicitar que pressione qualquer tecla para iniciar o computador pela mídia, pressione uma tecla qualquer.
  4. O instalador será iniciado, selecione o Idioma, e o teclado ABNT2 e avance> Instalar agora. passo1 instalação SDD
  5. Selecione ‘Instalação Personalizada’, depois selecione a partição referente ao Windows (Geralmente a maior), formate em opções da unidade, em seguida avance e a instalação será iniciada. Passo 5 instalando no SSD
  6. Clique na partição não alocada e clique no botão avançar. passo 6 instalação SSD
  7. Selecione o disco do SSD onde será instalado, formate caso precise e clique em avançar. Aguarde os procedimentos serem realizados de forma automática e finalizados. Passo8
  8. Ao surigr a tela preta pedindo para prescionar um botão do teclado, não clique e deixe a máquina reiniciar sozinhar. Logo ela começará a preparar o windows, aguarde o processo e depois aparecerá novamente a mesma tela preta a qual não deve ser prescionado nada também.passo10
  9. Após o termino do processo uma nova tela é exibida solicitando que seja inserida a chave de ativação como mostra a figura abaixo. É indicação não inserir agora e seguir com o processo de instalação. Depois insira o nome que o dispositivo terá e clique em avançar. passo11 Instalação SSD
  10. Aguarde o sistema finalizar os procedimentos finais de instalação. Passo 12 instalação SSD
  11. Após todo o processo clique na barra de pesquisa e abra o painel de controle, depois vá em sistema e segurança e por último em sistema. Role a página e clique em ‘Ativar o Windows’ para finalizar o processo de instalação com sucesso. Passo 13 de instalação do Win 10

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!