O Conselho Norte-Americano para Eficiência de Frete (NACFE) iniciou um novo programa para testar vários caminhões elétricos em condições reais e divulgar os dados em tempo real. De acordo com a Electrek, site especializado em EVs, o primeiro a demonstrar resultados promissores foi o Tesla Semi, caminhão trimotor da marca que promete ser o futuro do transporte rodoviário. 

Para quem tem pressa: 

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  • O programa Run on Less testou três novos caminhões Tesla Semi este ano; 
  • O resultado mostrou que o BEV classe 8 conseguiu viajar entre 376 e 545 milhas (877 km) no primeiro dia, mostrando resistência (e cumprindo o que promete, embora tenha sido arquitetado para viagens curtas); 
  • Os veículos também realizaram carga e descarga durante o percurso — o peso das cargas não foi revelado; 
  • Os dados indicam que o Tesla Semi está no caminho certo, sendo essa uma boa chance para o caminhão provar seu valor contra os pessimistas que não acreditavam que caminhões BEV classe 8 seriam possíveis, avaliou a Electrek. 

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Para fins de comparação, pelo menos no primeiro dia, o Nikola Tre BEV, da Nikola Motors, conseguiu viajar apenas 61 milhas. Os testes devem durar por ao menos mais 17 dias. 

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Tesla finalmente entrega seus primeiros caminhões elétricos
Primeira entrega do Tesla Semi. Imagem: Tesla/Reprodução

Apesar dos bons resultados, no entanto, há ressalvas contra o caminhão da Tesla. Especialistas avaliaram em outra ocasião que ele não seria um produto tão ideal assim para viagens, já que aposta tanto na tecnologia e potência, mas esquece de confortos básicos — como camas e espaços maiores para os condutores. 

O Tesla Semi era para ter sido entregue em 2019, mas após três anos de atraso — por escassez de peças e pandemia —, as primeiras unidades só foram liberadas no final de 2022, em um evento especial na Gigafactory de Nevada, nos EUA. O veículo foi revelado como conceito em 2017 com a promessa de “revolucionar o transporte de cargas”. 

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Vale lembrar que a Tesla já possui um planejamento para uma versão mais acessível do caminhão, o Semi Light, que deverá contar com baterias à base de fosfato de ferro e lítio (LFP). Saiba detalhes aqui

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