Tenochtitlán foi o centro do Império Asteca até a invasão espanhola no século 16. A cidade estava entre as maiores do mundo, com cerca de 200 mil pessoas, e era o centro do poder político e econômico da região. Usando tecnologia 3D, uma equipe de pesquisadores recriou a capital asteca, mostrando como era esta incrível cidade antes de seu colapso.
Leia mais
- O que é o mito da criação dos astecas?
- Astecas: 5 curiosidades sobre civilização pré-colombiana
- Pedra do Sol asteca revela como e quando será o fim do mundo
Processo de recriação da cidade
- O projeto de reconstrução 3D, chamado “A Portrait of Tenochtitlan“, foi liderado pelo artista técnico holandês Thomas Kole.
- Ele e sua equipe passaram um ano e meio trabalhando na recriação da cidade usando um software de código aberto.
- O resultado são imagens incríveis e que mostram como era a cidade asteca no seu auge.
- As informações são da IFLScience.
Como era Tenochtitlán
Os historiadores não têm certeza de quando exatamente foi fundada Tenochtitlán, mas acredita-se que isso tenha acontecido por volta de 1325 d.C. A cidade foi construída em duas ilhas dentro das águas do que era o Lago Texcoco.
De acordo com a lenda, os astecas escolheram este local depois de verem uma águia empoleirada em um cacto enquanto comia uma cobra. O deus do sol e da guerra da mitologia asteca, Huitzilopochtli, havia prometido enviar esse sinal divino indicando onde deveria ser construída a cidade.
Tenochtitlán foi inspirada na antiga cidade de Teotihuacan, fundada nas terras altas do centro do México mil anos antes. Por estar dentro do lago, a nova cidade era conectada por uma mistura de ruas e canais que permitiam que as pessoas viajassem através de canoas por todo o território, mas também para os assentamentos menores que existiam na costa circundante.
No centro de Tenochtitlán ficava o grande Recinto Sagrado, que serviu como epicentro religioso para todo o Império Asteca. Era ali que estava o templo de Huitzilopochtli, juntamente com um templo de Tlaloc, o deus da chuva. Esta área de prestígio também foi a sede da elite governante – os reis e nobres – que incluía um palácio ricamente decorado e jardins adjacentes, aviários e zoológicos.
Os plebeus viviam em bairros chamados calpulli, cada um dos quais tinha seus próprios mercados e templos menores. As pessoas que viviam nesses pontos eram muitas vezes agricultores, artesãos e soldados.
Queda do Império Asteca
A chegada dos espanhóis em 1519 mudou a história da, até então, pujante cidade. Os conquistadores, juntamente com uma aliança de tribos indígenas, sitiaram Tenochtitlán, em 1521, durante 93 dias. Em 13 de agosto daquele ano, os astecas se renderam.
Com a chegada dos europeus na área, os habitantes da cidade sucumbiram rapidamente a doenças epidêmicas às quais não tinham imunidade natural. Estima-se que cerca de 50% da população foi dizimada pela varíola que se espalhou rapidamente após o contato com os espanhóis.
Hoje, o que resta da antiga capital do Império Asteca foi coberto pela Cidade do México.
Não resta muito da antiga capital asteca Tenochtitlan. Como era essa cidade, erguida do leito do lago à mão? Usando fontes históricas e arqueológicas, e a experiência de muitos, tentei dar vida a esta cidade icônica.
Thomas Kole
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!