Ao anunciar as versões do iPhone 15, a Apple citou um detalhe sobre os modelos Pro e Pro Max: eles serão os primeiros celulares compatíveis com o protocolo Thread. Sobre o porquê disso, a empresa apenas disse: para abrir “futuras oportunidades de integração com o app Casa”.

Para quem tem pressa:

  • A Apple anunciou que os modelos de iPhone 15 Pro e Pro Max serão os primeiros smartphones compatíveis com a tecnologia Thread;
  • Sobre o porquê disso, a empresa apenas disse: para abrir “futuras oportunidades de integração com o app Casa”;
  • Existem diversos tipos de protocolos para controlar dispositivos numa casa inteligente – o mais popular é o Wi-Fi, mas o Thread também entra nesta lista;
  • Entre as razões (e aplicações) possíveis para o iPhone, estão: transformá-lo em roteador, agilizar controle de dispositivos Thread e substituir Bluetooth.

Existem diversos tipos de protocolos que servem para controlar dispositivos numa casa inteligente. O mais popular é o Wi-Fi, mas o Thread também entra nesta lista. Essa tecnologia permite que dispositivos “conversem” de forma rápida e estável. Além disso, ele não precisa de um hub para funcionar.

publicidade

Leia mais:

O site The Verge levantou razões possíveis para a Apple ter acrescentado essa tecnologia ao iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Essas razões também servem como aplicações em potencial da tecnologia Thread no ecossistema da empresa. Confira abaixo:

publicidade

O iPhone poderia ser um roteador Thread

Montagem com iPhone 15 Pro
(Imagem: Divulgação/Apple)

O uso óbvio do Thread no iPhone seria para transformar o celular num roteador. Na prática, você não precisaria ter um HomePod Mini, Apple TV 4K ou outro roteador Thread para usar dispositivos inteligentes Thread com seu iPhone.

No entanto, usar o iPhone como o único roteador para essa tecnologia não seria uma boa ideia. Se você usasse o smartphone para isso, seus dispositivos Thread teriam problemas quando você saísse de casa ou quando seu aparelho ficasse sem bateria.

publicidade

O iPhone poderia controlar dispositivos mais rápido

Montagem com iPhone 15 Pro
(Imagem: Divulgação/Apple)

A conectividade Thread em um smartphone permitirá que ele se comunique diretamente com um dispositivo Thread. É parecido à forma como os dispositivos conectados ao aplicativo Casa da Apple funcionam via Bluetooth atualmente.

A vantagem do Thread é que dispositivos com essa tecnologia possuem a capacidade de se auto-recuperarem. Isto é, caso a conexão de algum aparelho esteja instável, os demais continuarão funcionando normalmente.

publicidade

Com o Thread no seu iPhone, você poderá controlar dispositivos com essa tecnologia – por exemplo: luzes e fechaduras inteligentes – de maneira direta, sem precisar passar por um roteador primeiro.

Outra possibilidade com o controle direto é algum tipo de acionador ou detecção de presença. Seus dispositivos Thread podem saber que você está em casa assim que você entrar na casa e responder a isso.

Thread poderia substituir Bluetooth para conectar periféricos

Mulher usando Apple Watch Series 9
(Imagem: Divulgação/Apple)

Como um protocolo baseado em IP, o Thread poderia ser uma forma mais confiável de conectar vários desses dispositivos ao seu telefone, ao mesmo tempo em que se tem vários dispositivos “principais” na mesma casa – por exemplo: iPad, MacBook ou iPhones de outros membros da família).

Isso poderia se aplicar a acessórios da Apple, como o Apple Watch, e dispositivos de terceiros que usam Bluetooth, como acessórios de câmera e dispositivos médicos. Claro, todos eles também precisariam ser compatíveis com o protocolo Thread.

Há também a questão da taxa de transferência. Os dispositivos Thread têm um limite prático de taxa de transferência de cerca de 125 Kbps, enquanto a taxa de transferência prática do Bluetooth LE 5.0 pode ser até dez vezes maior.

Isso significa que o protocolo Thread seria adequado para a maioria dos usos de smartwatches, mas não para transmissão de áudio – portanto, provavelmente não funcionaria para os AirPods.

O Thread pode ser apenas um bônus

Por fim, uma teoria popular nas redes sociais é que o Thread está presente na linha iPhone 15 Pro mais ou menos como um brinde.

Dado que a Apple não deixou claro nem deu exemplos concretos do que as capacidades do Thread vão adicionar – além da vaga declaração de “futuras oportunidades para integrações com o app Casa” no release sobre o iPhone 15 Pro e Pro Max – a compatibilidade ser uma espécie de bônus parece ser bem provável. Pelo menos, por enquanto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!