NASA divulga relatório oficial sobre OVNIs

Nesta quinta-feira, a NASA divulgou um estudo independente focado em medidas que a agência pode tomar para ajudar o governo dos Estados Unidos a compreender os avistamentos de OVNIs – ou UAPs, na nova nomenclatura adotada.

Inteligência Artificial pode ter consciência?

As inteligências artificiais têm a real capacidade de pensar, ou melhor, raciocinar como humanos? Elas têm consciência? Essas questões são tema de debate entre diversos pesquisadores de IA atualmente. Um estudo recente descobriu que as tecnologias atuais têm uma “consciência situacional”. E para entender melhor esse assunto, recebemos o Álvaro Machado Dias, pós-doutor em neurociências e professor da Unifesp.

publicidade

Seu Direito Digital: Leandro Alvarenga tira dúvidas dos nossos leitores e espectadores

Vazamento de dados, golpe com empresas de entrega por aplicativo e golpistas se passando por atendentes de banco por telefone. O advogado Leandro Alvarenga explicou o que fazer e como se proteger em situações como essas.

Verão no hemisfério norte bateu recorde de temperaturas altas

O verão no hemisfério norte em 2023 foi o mais quente da Terra desde que os registros globais começaram, em 1880. Essa informação foi dada pela NASA nesta quinta-feira. Os meses de junho, julho e agosto combinados foram 0,23º Celsius mais quentes do que qualquer outro verão registrado pela agência espacial – e 1,2º Celsius mais quentes do que a média do verão entre 1951 e 1980.

publicidade

Nova plataforma romete ajudar músicos com IA

O Stable Audio é uma nova plataforma de inteligência artificial generativa lançada pela Stability AI. Ela usa o mesmo modelo do Stable Diffusion para criação de músicas e sons. Na versão gratuita, o usuário pode gerar até 20 faixas com no máximo 45 segundos de duração. Já a assinatura Pro permite criar até 500 faixas de 90 segundos, que podem ser usadas em projetos comerciais.

James Webb poderia detectar vida na Terra se estivesse em outro sistema estelar

O Telescópio Espacial James Webb, além de investigar o universo primitivo, também tem como objetivo observar a atmosfera de exoplanetas próximos a fim de encontrar vida. Agora, um novo estudo sugere que, se ele estivesse a dezenas de anos-luz de distância daqui e olhando para a Terra, conseguiria encontrar sinais da nossa civilização.

publicidade

Essas e outras informações sobre o mundo da tecnologia você encontra o Olhar Digital News. Acompanhe!