Entrevista: Inteligência Artificial pode ter consciência?

Um teste revelou que a inteligência artificial tem uma "consciência situacional", permitindo que ela saiba quando está sendo testada
Júlia Dal Rovere14/09/2023 20h56
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As inteligências artificiais têm a real capacidade de pensar, ou melhor, raciocinar como humanos? Elas têm consciência? Essas questões são tema de debate entre diversos pesquisadores de IA atualmente. Um estudo recente descobriu que as tecnologias atuais têm uma “consciência situacional”.

Para analisar a capacidade de consciência dos modelos de IA, Lukas Berglund, pesquisador de engenharia, junto de outros cientistas, realizaram um teste demonstrando que eles são capazes de distinguir quando estão sendo testados e quando está sendo implantados. Ou seja, a IA tem uma “consciência situacional”.

Neste teste, foi utilizado o que chamaram de “raciocínio fora do contexto”. Assim, descobriram que os grandes modelos de linguagem conseguem aplicar informações obtidas em sessões de treinamento anteriores para situações de teste posterior.

E para entender melhor esse assunto, recebemos o Álvaro Machado Dias, pós-doutor em neurociências e professor da Unifesp. Ele nos explicou se é possível uma IA desenvolver consciência e muito mais.

“A consciência de máquina é possível, mas ela é pouco provável quando não existe corpo. Quando não existe relação com o mundo lá fora e são simplesmente bits dentro de um servidor.”

Álvaro Machado Dias

Confira a entrevista completa!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.