Vazamento de dados, golpe com empresas de entrega por aplicativo e golpistas se passando por atendentes de banco por telefone. O advogado Leandro Alvarenga explicou o que fazer e como se proteger em situações como essas.

Um leitor escreveu para o Olhar Digital falando que viu um caso bem grave no Twitter. Segundo o relato, um cliente fez um pedido de produtos em um aplicativo e as mercadorias vieram normalmente. Minutos depois, ele recebeu uma ligação da empresa em questão dizendo que o pedido foi duplicado e que uma nova entrega seria feita. No telefonema, sabiam o nome, o endereço e o pedido feito. Percebendo que era golpe, ele negou e depois confirmou com a empresa que era fraude. Mas como os dados dele vazaram? A empresa de entrega por aplicativo tem responsabilidade?

publicidade

Leandro Alvarenga explicou que a empresa resposnsável pelo aplicativo é resposável e devem assumir a responsabilidade.

“Os aplicativos, não importa quais sejam, eles têm a responsabilidade de segurança na prestação de serviços. É uma responsabilidade prevista na lei geral de proteção de dados e também prevista no código de defesa do consumidor.”

Leandro Alvarenga

O colunista do Olhar Digital também falou sobre o novo “golpe da mão fantasma”, quando as vítimas clicam em links ou em aplicativos fajutos, e criminosos conseguem invadir os celulares delas e efetuar transações. Inclusive, um desses apps estava na Play Store, do Google. Quem cai em um golpe desses tem a quem recorrer?

publicidade

Confira a coluna completa no Olhar Digital News e não deixe de mandar a sua dúvida!