CSI é uma franquia de séries de TV que aborda investigações criminais resolvidas por investigadores forenses, detetives e legistas. Apesar de a maior parte do conteúdo abordado nos episódios ser puramente fictício, alguns capítulos foram inspirados em crimes reais que aconteceram ao redor do mundo. A seguir, confira uma lista com cinco crimes reais que inspiraram episódios da franquia CSI.

Leia mais:

publicidade

1. Torch Song

incêndio boate kiss
Bombeiros tentam apagar incêndio na boate (Foto: Reprodução/RBS TV)

Na noite de 27 de janeiro de 2013, um incidente chocou a população brasileira e mídias internacionais: um incêndio consumiu uma casa noturna (Boate Kiss) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o qual matou 242 pessoas e deixou outras 630 feridas.

O acontecimento é considerado criminoso porque o estabelecimento não cumpriu uma série de exigências necessárias para prevenir a tragédia; além disso, um funcionário da banda que tocava no local iniciou o incêndio ao utilizar um instrumento pirotécnico inadequado e as vítimas foram impedidas de deixar o local enquanto o fogo e a fumaça se espalhavam, entre vários outros motivos.

publicidade

Essa noite fatídica foi noticiada mundialmente e chegou aos ouvidos de uma das produtoras de CSI, o que a inspirou a escrever o episódio 03 da 14ª temporada, intitulado “Torch Song”.

2. Anatomy of a Lye

Chante Jawan Mallard atropela homem e o deixa para morrer
Chante Jawan Mallard em meio ao julgamento por seu crime (Reprodução: Court TV)

Em outubro de 2001, em Fort Worth (Texas), uma enfermeira dirigia em alta velocidade numa rodovia. Sob a influência de drogas e álcool, ela atropelou um morador de rua, mas continuou seu caminho enquanto o homem seguia preso no para-brisa. Após deixar o veículo, o sem-teto agonizou por horas, com uma hemorragia séria, até vir à óbito. Chante Jawan Mallard, a motorista, foi julgada e condenada por assassinato. O episódio inspirado no crime pode ser visto no capítulo 21 da 2ª temporada de CSI, intitulado de “Anatomy of a Lye”

publicidade

3. Meat Market

michael mastromarino e venda de órgãos em mercado ilegal
Michael Mastromarino na prisão por ter vendido pele e ossos de cadáveres (Reprodução: Jesse Ward/AP)

No ano de 2005, em Nova Iorque, investigadores descobriram que o corpo de um cadáver foi completamente saqueado: sua pele e ossos haviam desaparecido, deixando para trás apenas o resto do que um dia foi um homem. Rapidamente, entenderam se tratar de um comércio ilegal de venda de órgãos humanos.

A investigação descobriu a parceria entre agentes funerários, que coletavam o material dos cadáveres para vender a empresas de tecidos. Dentre os criminosos julgados, Michael Mastromarino foi apontado como o responsável pela operação hedionda. O crime é retratado no episódio 14 da 7ª temporada, chamado “Meat Market”.

publicidade

4. The I-15 Murders

Happy face killer csi
Keith Jesperson usando roupa de presidiário e pousando para um repórter (Reprodução: arquivo público do governo estadunidense)

Entre os anos de 1990 a 1995, um caminhoneiro chamado Keith Jesperson matou várias mulheres em diferentes estados dos EUA. A rotina dos crimes consistia em assassinar as moças (e, às vezes, molestá-las), escrever uma carta confessando os crimes e assinando o texto com uma carinha feliz. Estas cartas eram enviadas para os veículos de comunicação e departamentos de polícia do país, que posteriormente começaram a investigar os acontecimentos e o apelidaram o criminoso de “Happy Killer Face”.

A história inspirada nestes acontecimentos aparece no episódio 11 da 1ª temporada de CSI, cujo título é “The I-15 Murders”.

5. Overload

cornell watkins terapeuta assassina
Fotos de Cornell Watkins durante sua prisão (Reprodução: arquivo público do governo estadunidense)

Candace Newmaker tinha 10 anos quando foi ao consultório de uma terapeuta nos anos 2000. A profissional levava seu trabalho tão à sério que desenvolveu uma técnica chamada “renascimento”, na qual o paciente precisava morrer e voltar à vida para superar os seus traumas e se tornar uma nova pessoa. A mulher envolveu a menininha em um lenço do qual garota precisava se libertar, mas o “método terapêutico” a levou a um quadro grave de asfixia que culminou em sua morte.

No episódio 03, “Overload”, da segunda temporada de CSI, mostra um cenário totalmente inspirado por esse crime.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!