O cometa mais surpreendente de 2023, o Nishinura se aproximou do Sol e agora começa a se afastar da nossa estrela. O objeto que vem chamando a atenção de astrônomos desde que foi descoberto há poucos meses contrariou algumas expectativas e conseguiu sobreviver ao processo, sem se desintegrar.

O que você precisa saber?

• Nishimura se aproximou de surpresa da Terra;
  • Ele estava ofuscado pela luz do Sol;
  • Justamente por isso, quanto mais perto do Sol, mais escondido ele fica.

“Devido ao brilho do pôr-do-sol, o cometa não era visível a olho nu, mas consegui fotografá-lo com uma exposição de 5 segundos a ISO 100”, disse o astrônomo Petr Horalek, que fotografou o cometa emergindo intacto do Monte Lysa em Sabinov, Eslováquia.

“O brilho do cometa é difícil de estimar. Considerando outras estrelas e a localização do cometa no horizonte, acredito que seja de magnitude 2,0 a 2,5”.

A boa notícia é que o astrônomo acredita que, se o cometa permanecer tão brilhante, poderá ser fácil vê-lo à medida que se afasta do Sol nas próximas noites.

Como o Nishimura foi descoberto?

O objeto passou despercebido por grandes observatórios do mundo inteiro, enquanto ia se aproximando da Terra ofuscado pelo brilho do Sol. No entanto, usando apenas uma câmera fotográfica convencional e uma lente teleobjetiva comum, Nishimura (o astrônomo) conseguiu captar Nishimura (o cometa) – de maneira totalmente acidental, em fotos de 15 segundos de exposição.

Cometa Nishimura registrado pelo astrofotógrafo Pepe Chambo, de Valência, na Espanha. Crédito: Twitter @PepeChambo

De acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e colunista do Olhar Digital, embora tenha parecido inicialmente fraco nas lentes da câmera do descobridor, “seu brilho é excepcionalmente alto para cometas recém-descobertos, que nos grandes telescópios já são observados mesmo quando estão muito distantes e apresentando um brilho muito mais tênue”.

Resuminho sobre o cometa Nishimura:

• Nishimura é um pequeno corpo rochoso e gelado, de cauda verde;
  • Essa coloração é resultado de sua composição, que contém mais gás do que poeira;
  • O tamanho exato do objeto é desconhecido, embora se fale em cerca de um quilômetro;
  • Ele foi visto pela primeira vez em 11 de agosto de 2023 pelo astrônomo amador japonês Hideo Nishimura, levando seu nome;
  • A última passagem próxima ao Sol aconteceu há 437 anos, de acordo com o pesquisador Nicolas Biver, do Centro Nacional de Pesquisa Científica do Observatório de Paris, com a próxima prevista para 2457