Uma imagem em alta resolução do polo sul da Lua como nunca visto antes acabou de ser divulgada pela NASA. Na foto montada com capturas de diferentes câmeras é possível ver alguns dos locais de pouso planejados para a futura missão Artemis 3. A foto faz parte da edição espacial da revista National Geographic Magazine publicada no dia 19 de setembro.

A imagem foi composta a partir de uma série de capturas realizadas pelas câmeras do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, em órbita na Lua desde 2009, e pela ShadowCam, um instrumento financiado pela Agência Espacial Norte Americana e instalado no Korea Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), um orbitador do Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia.

Imgaem do polo sul da Lua capturada pela Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) e ShadowCam da NASA (Credito: Mosaico da NASA, Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia, Universidade Estadual do Arizona)

De acordo com comunicado da NASA, os sensores da ShadowCam são 200 vezes mais sensíveis à luz do que qualquer outra câmera lunar anteriormente lançada pela agência. Ela foi projetada para observar as partes mais escuras da superfície lunar.

O polo sul da Lua

Na nova foto é possível ver o interior da cratera Shackleton envolto em profunda escuridão registrado pela ShadowCam e os arredores pela Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC). Além disso, 3 dos 13 potenciais locais de pouso da Artemis 3 podem ser vistos na imagem. Os outros dez foram marcados em um mapa do polo sul da Lua divulgado junto da foto pela National Geographic Magazine.

Mapa do polo sul da Lua. Os pontos em amarelo são os potenciais locais de pouso da Artemsi 3 (Credito: NASA/PL; Gazetteer of Planetary Nomenclature, Planetary Geomatics Group, USGS, Matthew W. Chwastyk, NGM Staff)

O polo sul da Lua tem chamado atenção recentemente, depois do sucesso da missão Chandrayaan-3, que fez da Índia a primeira nação a pousar no local. Além disso, diversas viagens destinadas ao polo sul lunar estão programadas para acontecer nos próximos anos, como as missões tripuladas dos Estados Unidos, prevista para acontecer em 2025 ou 2026, e da China, que irá decolar antes de 2030. Entenda a disputa pelo Polo Sul da Lua.