Apple lança no Brasil serviço que faz do iPhone uma maquininha de pagamento por NFC

Tap to Pay aceita Apple Pay, Android com Samsung e Google Pay, além de cartões físicos de débito e crédito
André Fogaça19/09/2023 09h05, atualizada em 19/09/2023 10h16
Tap to Pay chega ao Brasil (Imagem: divulgação/Apple)
Tap to Pay chega ao Brasil (Imagem: divulgação/Apple)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple anunciou, nesta terça-feira (19), o lançamento da funcionalidade Tap to Pay no Brasil. O recurso permite que um usuário ou comerciante utilize um iPhone para receber pagamentos exatamente como faz uma maquininha de cartão, bastando o comprador encostar outro aparelho para o pagamento.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • A partir de agora, os comerciantes brasileiros poderão utilizar um iPhone como maquininha de cartão para aceitar pagamentos
  • O sistema é chamado de Tap to Pay e ele utiliza o Apple Pay, junto de um parceiro nacional que nesse caso é o CloudWalk
  • Com ele o lojista precisa de ao menos um iPhone XS, lançado em 2017, para aceitar os pagamentos feitos aproximando do celular
  • No lado do comprador ele pode ter outro iPhone, Android e utilizar o Google ou Samsung Pay e até mesmo apenas encostar o cartão de crédito ou débito em formato físico

O Tap to Pay é um recurso anunciado pela Apple para o mercado internacional no ano passado e agora já pode ser utilizado por aqui, no Brasil. Ele permite que um iPhone vire uma plataforma de pagamentos para comerciantes, aceitando o valor por meio de NFC de cartões e carteiras virtuais por aproximação.

Durante a transação entre as duas pontas a mesma segurança do Apple Pay é utilizada, mas um terceiro cuida da parte burocrática entre bandeiras de cartões e instituições financeiras. Por aqui a CloudWalk, por meio do app InfinitePay, é quem faz este trabalho de “banco digital” e ela aceita sistemas nacionais como Granito, Nubank, Stone e SumUp.

iPhone aceita outro celular ou cartão físico

Tap to Pay chega ao Brasil (Imagem: divulgação/Apple)
Tap to Pay chega ao Brasil (Imagem: divulgação/Apple)

O comerciante precisa ter ao menos um iPhone XS, lançado em 2018, para poder receber os pagamentos no Tap to Pay. Além de outro celular da Apple para o cliente pagar, é possível aceitar mais carteiras digitais como Google e Samsung Pay, além de encostar o próprio cartão de crédito ou débito compatível com pagamento por aproximação.

É emocionante oferecer essa tecnologia no Brasil para nossos usuários da InfinitePay. Nossa meta é democratizar o acesso aos serviços de pagamentos mais inovadores do mundo e oferecer aos comerciantes a capacidade de aceitar pagamentos rapidamente. A integração do Tap to Pay no iPhone é um passo importante nessa direção.

Luis Silva, fundador e CEO da CloudWalk

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.