Os buracos no asfalto são uma verdadeira dor de cabeça para as autoridades. E mapear os defeitos na pista nem sempre é uma tarefa simples ou rápida. Mas a inteligência artificial agora pode ser uma aliada dos governantes. O Instituto Coreano de Engenharia Civil e Tecnologia de Construção (KICT) desenvolveu um “Programa de Filtragem de Buracos em Estradas” com o objetivo de criar um sistema de restauração de estradas.

Leia mais

publicidade

IA vai mapear os buracos

Os pesquisadores desenvolveram e treinaram um algoritmo de IA para identificar os buracos na via e excluir informações desnecessárias, como sombras, marcações de pista e pneus. Isso é importante porque o Sistema de Gerenciamento de Dados Públicos (PDMS), utilizado pelas autoridades da Coreia do Sul, por exemplo, não consegue distinguir esses objetos dos buracos reais.

Dessa forma, a inteligência artificial vai verificar os dados do sistema governamental e corrigir possíveis falhas. Uma vez encerrado o processo de treinamento do programa, essas informações serão atualizadas a cada três horas e enviadas para o Escritório de Gerenciamento de Terras, responsável por realizar os reparos necessários na via.

publicidade

Ainda não há uma data prevista para o início das operações. Mas o novo sistema deve ajudar, e muito, na agilidade dos processos de recuperação de estradas, podendo, inclusive, evitar acidentes de trânsito e salvar vidas. As informações são da Tech Xplore.

Prevemos que o sistema recém desenvolvido reduzirá o tempo de processamento da restauração de buracos de emergência nas estradas.

Dr. Moonsup, Lee, líder do projeto
Buraco no asfalto (Imagem: Klochkov SCS/Shutterstock)

Problema cada vez mais comum

  • Os buracos se formam quando uma quantidade significativa de água se infiltra no pavimento da via, enfraquecendo o solo e fazendo com que o asfalto ceda com o peso dos veículos que passam.
  • Segundo os pesquisadores, a ocorrência dessas falhas na pista tem aumentado em função de fenômenos climáticos anormais, como chuvas e nevascas intensas, cada vez mais frequentes em virtude das mudanças climáticas.
  • Além dos transtornos para o trânsito e para pedestres, os buracos aumentam as chances de acidentes graves.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!