Nio apresenta 1° smartphone integrado a um veículo elétrico 

Empresa é a primeira da China a vender dispositivo específico para EVs 
Tamires Ferreira21/09/2023 10h08
Nio SUV ES6
Nio SUV ES6. Imagem: shutterstock/Carrie Fereday
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nio revelou nesta quinta-feira (21) um smartphone de última geração projetado para ser usado com seus veículos elétricos. Chamado de Nio Phone, o dispositivo é o primeiro específico para automóveis a ser vendido por uma empresa chinesa. 

O que você precisa saber: 

  • O Nio Phone tem uma infinidade de funções relacionadas, como usar o telefone para instruir o carro a estacionar; 
  • Ele também permite notificar o carro para dirigir até sua localização e travar ou destravar o veículo mesmo quando o telefone estiver desligado; 
  • O lançamento, segundo a Reuters, destaca o avanço das tecnologias EVs no maior mercado automóvel do mundo, onde os carros elétricos representam agora mais de um terço das vendas de veículos. 

Leia mais! 

Durante um evento de lançamento oficial, o presidente-executivo da Nio, William Li, disse que o Nio Phone tem mais de 30 funções específicas para EVs da marca e está abrindo novos caminhos para a tecnologia de conexão. 

Três modelos estão disponíveis a partir de hoje, com preços entre 6.499 e 7.499 yuans (US$ 890 a US$ 1.030). Por enquanto, o telefone só será vendido na China e as entregas começarão em 28 de setembro. 

Acredito que muitos dos nossos concorrentes aprenderão com as inovações dos nossos smartphones e dou-lhes as boas-vindas a fazê-lo. 

O lançamento da Nio marca a mais recente mistura entre os mundos dos smartphones e dos carros elétricos, no entanto, ela não é a única realizando esta poderosa receita. A Meizu, empresa chinesa de eletrônicos, revelou em março smartphones que podem se conectar aos carros da marca Lynx & Co-branded da Geely.  

A famosa fabricante Xiaomi também deve começar a investir no desenvolvimento de EVs em breve — a empresa obteve a aprovação do planejador estatal da China para fabricar veículos elétricos. Produção deve começar até o início do próximo ano. 

A Nio ocupa a 9ª posição entre os fabricantes de elétricos e híbridos na China e tem aumentado o investimento em tecnologias de desenvolvimento próprio para componentes essenciais, como chips e baterias. Conforme análise de Will Wong, da IDC, a chegada do smartphone, claro, alimentará a base de dados de usuários da empresa, tornando o dispositivo um contribuinte-chave para a receita. 

Com seu SUV ES6 renovado, a Nio viu suas vendas aumentarem 81% em agosto. A fabricante vendeu cerca de 94.350 veículos nos primeiros oito meses após o relançamento, um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando a taxa de crescimento de 20% das vendas de carros elétricos na China. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.