Mais de 1 km de altura! Arábia Saudita vai retomar obras do maior prédio do mundo

A Torre de Jeddah terá mais de mil metros de altura, 59 elevadores de alta velocidade e apartamentos tecnológicos e luxuosos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 21/09/2023 17h25, atualizada em 25/09/2023 20h53
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O governo da Arábia Saudita retomou o projeto de construção do maior prédio do mundo. Diversas empresas foram convidadas para participar da licitação que prevê a finalização das obras. Os trabalhos da Torre de Jeddah foram iniciados há uma década, mas paralisados após problemas envolvendo a família do do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Leia mais

Mais de mil metros de altura!

  • A Torre de Jeddah é um ambicioso projeto desenvolvido pelo governo saudita e promete destronar o Burj Khalifa, de Dubai, de 828 metros de altura, como maior prédio do mundo.
  • Não há uma previsão oficial do tamanho da nova construção, mas a expectativa é que ele chegue a, pelo menos, mil metros de altura.
  • O orçamento inicial para o projeto era de cerca de US$ 1,2 bilhão, quase R$ 6 bilhões.
  • Ainda não há informações sobre os custos para a finalização das obras, nem uma data para a finalização dos trabalhos.
  • As informações são da New Atlas.
Torre de Jeddah terá mais de mil metros de altura (Imagem: divulgação/Jeddah Economic Company)

Torre de Jeddah: luxo e tecnologia

O arranha-céu será um marco da cidade portuária de Jeddah, no Mar Vermelho. Ele terá mais de três vezes a altura da Torre Eiffel, em Paris, e mais do que o dobro da altura do Empire State Building, em Nova York.

Projetado por Adrian Smith, da AS+GG, que também está por trás do Burj Khalifa, a Torre de Jeddah terá um forma triangular inspirada nas folhas dobradas de uma planta do deserto. A estrutura visa garantir que o prédio resista aos fortes ventos.

Ancorando toda essa mega estrutura está um sistema de fundação maciça de concreto suportado por 270 estacas perfuradas que atingem profundidades de até 105 metros.

O interior da torre medirá 530 mil metros quadrados. O prédio contará com 59 elevadores de alta velocidade. Ele também contará com o observatório mais alto do mundo, bem como um hotel, espaço de escritórios e apartamentos de luxo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.