O governo da Arábia Saudita retomou o projeto de construção do maior prédio do mundo. Diversas empresas foram convidadas para participar da licitação que prevê a finalização das obras. Os trabalhos da Torre de Jeddah foram iniciados há uma década, mas paralisados após problemas envolvendo a família do do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Leia mais

Mais de mil metros de altura!

  • A Torre de Jeddah é um ambicioso projeto desenvolvido pelo governo saudita e promete destronar o Burj Khalifa, de Dubai, de 828 metros de altura, como maior prédio do mundo.
  • Não há uma previsão oficial do tamanho da nova construção, mas a expectativa é que ele chegue a, pelo menos, mil metros de altura.
  • O orçamento inicial para o projeto era de cerca de US$ 1,2 bilhão, quase R$ 6 bilhões.
  • Ainda não há informações sobre os custos para a finalização das obras, nem uma data para a finalização dos trabalhos.
  • As informações são da New Atlas.
Torre de Jeddah terá mais de mil metros de altura (Imagem: divulgação/Jeddah Economic Company)

Torre de Jeddah: luxo e tecnologia

O arranha-céu será um marco da cidade portuária de Jeddah, no Mar Vermelho. Ele terá mais de três vezes a altura da Torre Eiffel, em Paris, e mais do que o dobro da altura do Empire State Building, em Nova York.

Projetado por Adrian Smith, da AS+GG, que também está por trás do Burj Khalifa, a Torre de Jeddah terá um forma triangular inspirada nas folhas dobradas de uma planta do deserto. A estrutura visa garantir que o prédio resista aos fortes ventos.

publicidade

Ancorando toda essa mega estrutura está um sistema de fundação maciça de concreto suportado por 270 estacas perfuradas que atingem profundidades de até 105 metros.

O interior da torre medirá 530 mil metros quadrados. O prédio contará com 59 elevadores de alta velocidade. Ele também contará com o observatório mais alto do mundo, bem como um hotel, espaço de escritórios e apartamentos de luxo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!