Com todos os modelos, marcas e preços disponíveis por aí, os fones de ouvido se tornaram essenciais no nosso dia a dia, seja na academia, no transporte público, ou até mesmo em casa, como uma forma de apreciar suas músicas favoritas, ou conversas com seus amigos durante jogos online. Sendo tão importantes, é frustrante quando os fones param de funcionar no absoluto nada, seja de um lado ou dos dois.

Leia também:

Existem casos e casos, mas há alguns truques na manga que você pode usar para consertar problemas simples de má funcionamento dos seus fones de ouvidos.

Fone parou de funcionar do nada? Veja 7 motivos possíveis

Os motivos que podem levar seu fone a parar de funcionar são muitos, e muitas vezes ações simples podem fazê-lo voltar a vida. Veja os principais motivos de seu fone de ouvido não funcionar e as ações que podem ser tomadas antes de recorrer a uma assistência técnica.

publicidade
Fones param de funcionar
Veja porque os fones param de funcionar Imagem: Freepik

1. Fone de ouvido via bluetooth não liga

Um dos motivos em que isso acontece pode ser devido à bateria. Muitas vezes, a bateria do fone acabou e é necessário carregá-lo por um tempo maior que o de costume para que o gadget ligue novamente.

2. Caiu água no meu fone de ouvido

Quando isso acontece, a primeira solução que nos vem à mente é colocá-lo no arroz, mas não é o recomendado. Para secar a água, você precisa desmontar o máximo que conseguir sem danificar e, com a ajuda de um algodão, secar as partes que conseguir alcançar.

3. O fone de ouvido não reproduz o áudio

Mais comum em fones de ouvido novos, às vezes o som que está tentando reproduzir através do fone esteja muito baixo ou sem som nenhum. Antes de tomar qualquer ação, certifique-se que o volume do dispositivo não está no zero. Você também pode desconectar e conectar novamente, ou conectar em diferentes dispositivos para garantir que o problema está realmente no fone e não no aparelho.

4. Um lado do meu fone não está funcionando

Se apenas um lado não está funcionando, certifique-se de que o firmware está atualizado. Se o problema for na conexão com o PC, pode ser que o drive de áudio do Windows também esteja desatualizado. Se o problema persistir, pode ser que seja por conta de alguma peça solta ou mau contato do cabo, e nesse caso, é melhor levá-lo à assistência técnica do fabricante.

5. Fone de ouvido com chiado

Se o fone possui fio, é preciso estar atento as condições do cabo para ver se o problema não refere-se a uma má conexão. Se esse for o caso, desconecte e conecte o fone novamente. Também há a possibilidade de que a entrada do dispositivo ao qual está tentando se conectar esteja com poeira ou alguma sujeira, nesse caso basta limpá-lo.

6. Dispositivo não reconhecido

Existem muitas marcas de fones de ouvido disponível no mercado, como a Apple e Xiaomi, para citar alguns, e às vezes, o fone pode não ser compatível com o dispositivo de outra marca. Quando for comprar seu fone, verifique se ele possui compatibilidade com o seu aparelho.

Se já tiver comprado, ainda é possível baixar alguns aplicativos que vão permitir o uso do fone no seu smartphone. Esses aplicativos são encontrados na Play Store e Apple Store.

O problema também pode ser por conta de outro emparelhamento feito no mesmo dispositivo, então cheque se não há outros fones de ouvido conectados ao gadget.

7. Problemas de configuração

Há também casos em que o problema está na configuração do fone de ouvido. Verifique no manual de instruções se existe algum procedimento que precisa ser realizado para o fone conectar corretamente.
Se não possui manual, entre no site oficial da marca para procurar por instruções sobre configuração, como baixar aplicativos de gestão, tempo da primeira recarga, entre outros passos a serem tomados.

Com informações: Lifewire | Headphonesty

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!