Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou nove estados do Brasil em “alerta vermelho” por conta das altas temperaturas. A classificação de calor é válida de quarta-feira (20) até o fim da tarde de domingo (24).

De acordo com o Inmet, o alerta é emitido para os estados que estão com temperaturas máximas cerca de 5°C acima da média do mês durante um período de mais de cinco dias.

publicidade

Aqui no Olhar Digital, nós já falamos bastante sobre esse calor fora de época (aqui no Brasil e das ondas de calor muito acima da média no verão do hemisfério Norte). Também discutimos que existe uma influência do El Niño e das mudanças climáticas. Hoje, nós trouxemos uma outra perspectiva: a saúde! Com essa onda de calor chegando no auge, como nos proteger?

Conversamos com Ricardo Cavalcanti, professor de medicina da UNIRIO, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ele explicou o que fazer para se proteger nessa onde de calor que estamos passando.

publicidade

A forma de proteção é utilização de uma indumentária, uma roupa mais leve, ingestão abundante de líquidos e prestar atenção nas mudanças, porque essa onda de calor leva a um mal-estar generalizado e, muitas vezes, pode ser prejudicial à saúde.

Ricardo Cavalcanti

Veja a entrevista completa em nossas redes!