O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) implementou uma nova medida de segurança na estação de metrô da Times Square, em Nova York: um robô para patrulhar as instalações e, segundo as autoridades, manter os passageiros seguros. Fabricado pela Knightscope, o chamado K5 chama atenção não apenas por sua tecnologia (e tamanho), mas por lembrar ninguém menos que R2-D2, icônico personagem da saga Star Wars

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O K5 pesa 420 libras (191 kg) e está equipado com quatro câmeras que podem gravar vídeos de vários ângulos — ele não capta áudio; 
  • Para alguns, ele seria, possivelmente, uma versão mais grosseira e menos autoconsciente do R2-D2, já que é consideravelmente maior e não tem pernas e nem braços;
  • O robô patrulhará a estação das 00h às 6h durante um período de teste que durará dois meses; 
  • Nessas primeiras semanas, no entanto, ele não fará patrulhas completas, já que irá primeiro mapear a estação e percorrer as áreas principais. 

Leia mais! 

De acordo com o Engadget, o NYPD explicou que o objetivo do k5 é fornecer ajuda às pessoas com relatos de incidentes ou dúvidas — será como um atendente da polícia, bombeiro ou vigia durante a madrugada.

publicidade

Embora tenha recursos limitados e seja pouco versátil, ele também “gravará vídeos que poderão ser revisados em caso de emergência ou crime”. Não ficou claro se ele enviará imagens em tempo real para a delegacia da cidade de Nova York. 

Imagem: NYPD e Eric Adams lançando K5 no metrô da Times Square/reprodução – CBS

Futuramente, é possível que o equipamento ganhe novas habilidades, como o reconhecimento facial. 

publicidade

Assim como a adição de robôs pelas áreas da saúde e segurança não é novidade, a chegada do K5 em Nova York não é uma surpresa, já que o prefeito da cidade, Eric Adams, é conhecido por seu histórico de apoiar o uso de máquinas como ferramentas policiais.  

No início deste ano, ele também anunciou que o NYPD adquirirá dois robôs Digidog por US$ 750 mil cada para uso em situações com reféns e outras ações críticas. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!