Ganhar um dinheiro extra pode ser algo muito bem-vindo no dia a dia, principalmente via Pix. Mas antes de compartilhar seus dados com um jogo ou aplicativo, é preciso analisar se essas plataformas realmente cumprem o prometido e se são de fato seguras. Por isso, o Olhar Digital separou algumas dicas e informações sobre como descobrir se esses jogos que prometem pagar pelo seu uso realmente funcionam.

Leia mais:

Como funciona um aplicativo que paga pelo seu uso?

Aplicativos que prometem ganhos financeiros via Pix geralmente apresentam interfaces cheias de anúncios, mas isso não significa que sejam competitivos. Geralmente, esses app’s estão cheios de games, propagandas, questionários e sua receita provém da exibição de anúncios e do compartilhamento de dados. É desse dinheiro pago pelos anunciantes do aplicativo, que o usuário recebe seu “pagamento”.

Quando você concorda com os termos de uso e fornece seus dados de navegação e informações de consumo para o jogo, você está entregando a eles uma espécie de “produto” que eles compartilham com as empresas parceiras. Dessa forma, o aplicativo obtém uma taxa ou comissão, e uma pequena parcela é repassada para o usuário.

publicidade
imagem de jogos que pagam por pix
Jogos que pagam por pix são muito comuns de serem encontrados nas lojas de aplicativos. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Os jogos que pagam em Pix ou PayPal funcionam mesmo?

Segundo o site Dough Roller, em geral, os jogos foram realmente efetuados, porém, não necessariamente em dinheiro. Eles oferecem uma variedade de recompensas, como vales-presente, vouchers, recargas de celular, produtos e créditos no PayPal.

É importante ficar atendo aos comentários para identificar algum relato de risco quanto ao jogo. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Antes de fazer o download de qualquer um desses jogos, é importante verificar o método de pagamento para garantir que compareça às suas preferências. Além disso, é aconselhável consultar as avaliações dos usuários nas lojas de aplicativos ou no Reclame Aqui para verificar se há reclamações.

Quais são os perigos enfrentados pelos usuários?

Apesar de estarem disponíveis em grandes lojas de aplicativos como o Google Play, os jogos podem conter anúncios e spams. Portanto, os usuários devem estar sempre atentos ao baixar qualquer tipo de jogo ou aplicativo e devem ser cautelosos ao conceder acesso às funções de seu PC ou smartphone.

Como se proteger de jogos maliciosos

Agora que você tem uma compreensão sobre o funcionamento dos jogos que prometem ganhos financeiros e está ciente dos perigos associados a esses aplicativos, é crucial manter-se vigilante para evitar situações indesejadas. O site Ohm Connect oferece algumas dicas simples que podem ajudar a prevenir possíveis problemas. Veja algumas delas a seguir.

Após você compreender sobre como funciona os jogos de ganhos financeiros e sabe como tomar os devidos cuidados, é importante manter sempre atento para evitar situações indesejadas. De acordo com o site Ohm Connect é importante ler os comentários e avaliações sobre o aplicativo para identificar qual o nível de satisfação de quem já teve alguma experiência de utilização com o app. Além disso, outra dica importante é ver no site especialização ‘Reclame aqui’ como está a qualificação do app.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!