O Google vai descontinuar um recurso muito conhecido do Gmail para que os usuários possam ler os comunicados recebidos: o modo HTML básico. A ferramenta é extremamente importante para quando o aparelho está em uma conexão de baixa velocidade, sendo sugerida pelo próprio serviço de e-mail do gigante das buscas.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Gmail deixará de oferecer para o usuário o modo HTML básico para acessar o serviço em conexões lentas
  • Esta ferramenta remove praticamente todos os recursos modernos do Gmail, em prol de permitir o carregamento do conteúdo das mensagem
  • Nele o usuário perde a inteligência artificial do Google, corretor ortográfico, customização do campo de remetente, adicionar novos contatos e até a formatação do texto
  • O Google diz que deixará de oferecer este acesso em janeiro do ano que vem, mas sem dar o dia exato

Muito provavelmente você utiliza um computador ou celular conectado à rede de dados de alta velocidade, seja ela em 4G ou o Wi-Fi até mesmo de uma praça da cidade. O problema é que ainda existem momentos de internet instável ou muito lenta, como na estrada ou em cidades mais afastadas de grandes centros.

Neste momento o Gmail tem uma ferramenta interna que transforma toda a interface do serviço de e-mail e o conteúdo dele em um modo HTML básico. Nele, o usuário perde muitas funções em prol de carregar o que interessa mais rapidamente, como a inteligência artificial, chats, corretor ortográfico, adicionar contatos, personalização do campo de remetente e formatação do texto.

publicidade

Gmail perderá a ferramenta no ano que vem

Pois bem, a partir de janeiro de 2024 o modo HTML básico deixará de ser ofertado para quem utiliza o Gmail no navegador do PC ou em um celular e tablet. A novidade apareceu em um alerta dentro da página de suporte para este recurso.

É possível mostrar o Gmail no navegador no formato HTML básico até janeiro de 2024. Após essa data, o Gmail mudará automaticamente para a visualização padrão.

Google

Para entrar no Gmail em sua versão HTML básico você precisa ficar na tela de carregamento da interface por bastante tempo, geralmente como resultado de internet muito lenta. Neste momento o próprio serviço do Google alerta que existe este método alternativo, mas você pode ver como ele é neste momento ao clicar aqui.