Reprodução: Fausto García-Menéndez/Unsplash
Os primeiros fósseis de dinossauros foram descobertos no século XIX e desde então o mundo todo passou a se questionar como seria estar na companhia destes animais ancestrais. Baseado nesta curiosidade, desenvolvemos ao longo dos anos um extenso compilado de mídias (como filmes e livros) sobre estes espécimes e até ilustrações de como esses seres vivos seriam. A seguir, confira algumas informações sobre a origem dos nomes dos dinossauros e quais os mais conhecidos pelo público.
Leia mais:
Há inúmeras espécies de dinossauros já catalogadas em nossos livros de ciência e mais ilustrações ainda sobre como seria sua aparência e até hábitos de alimentação. Estes seres vivos habitaram o nosso planeta antes de nós e surgiram há cerca de 230 milhões de anos.
Cada uma das espécies de dinossauros possui um nome próprio e esta origem detém diferentes motivos. A palavra “dinossauro”, por exemplo, é a junção de dois vocábulos da língua grega, que são: “deinos” (terrível) e “saurus” (lagarto), formando a palavra “dinosaur” (“dinossauro” em inglês). O criador da palavra foi Richard Owen, um paleontólogo britânico que estava entre os estudiosos que examinaram os primeiros fósseis dos seres jurássicos nas décadas do século XIX.
Apesar de as pesquisas terem avançado e constatado que nem todos os dinossauros são lagartos, como a etimologia do nome aponta, a palavra ficou famosa e foi mundialmente aceita para associar a estes seres.
Os nomes das espécies, contudo, detém diferentes origens: normalmente, quem tem a autonomia de nomear o dinossauro é aquele que o achou ou que desenvolveu altos estudos sobre o espécime; então, esta pessoa poderia nomeá-la em homenagem a qualquer coisa, como lugares, pessoas, e até por suas características. Veja alguns exemplos abaixo:
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de outubro de 2023 09:05