Um novo dinossauro que viveu há 150 milhões de anos, durante o Jurássico, foi descoberto recentemente e impressionou os pesquisadores pelo tamanho excepcionalmente longo dos seus membros posteriores. As pernas do animal são duas vezes maiores que sua coxa, tamanho provavelmente adaptado para a vida no pântano, e que facilitava sua busca por alimentos.

A nova espécie foi descrita em uma pesquisa publicada na revista Nature depois que um fóssil foi encontrado no condado de Zhenghe, província de Fujian, na China. O animal foi batizado de Fujianvenator prodigiosus, “fujian” em referência ao local onde foi descoberto e “venator” e “prodigiosus” que significam em latim caçador e bizarro, respectivamente.

publicidade

Leia mais;

O dinossauro é ancestral das aves modernas

O dinossauro foi classificado como pertencente ao clado Avialae, que inclui todas as aves modernas e alguns dinossauros. Segundo os pesquisadores, a descoberta do F. prodigiosus permitirá entender a origem e a evolução do plano corporal das aves, que é pouco conhecida no período Jurássico Superior, devido à quantidade e diversidade limitada de fósseis disponíveis para serem estudados.

publicidade
Ilustração do Fujianvenator prodigiosus
Ilustração do Fujianvenator prodigiosus (Credito: ZHAO Chuang)

Nossas análises comparativas mostram que mudanças marcantes no plano corporal ocorreram ao longo da linha avialan inicial, que é em grande parte impulsionada pelo membro anterior, eventualmente dando origem à proporção típica dos membros das aves. No entanto, Fujianvenator é uma espécie estranha que divergiu dessa trajetória principal e desenvolveu uma arquitetura bizarra dos membros posteriores.

Wang Min, paleontóloga e autor principal do estudo, em comunicado

As grandes pernas do animal sugerem que ele possuía um estilo de vida terrestre, em contraste com outros membros do Avialae da época, que possuíam morfologia adaptada para ambientes aéreos e arbóreos. Além disso, elas também podem ter feito do F. prodigiosus um grande corredor.

Outros fósseis de vertebrados também foram encontrados no condado de Zhenghe, incluindo peixes e tartarugas com nadadeiras raiadas, indicando que provavelmente o dinossauro era o rei do pântano.

publicidade

A grande diversidade de fósseis e o paleoambiente distinto, combinados com as restrições de idade precisas dos horizontes contendo fósseis (148-150 Ma) [milhões de anos], mostram o grande potencial de Zhenghe como uma fauna vertebrada emergente do Jurássico que preenche uma lacuna temporal e geológica chave na nossa compreensão dos ecossistemas do nordeste da Ásia no Jurássico Superior

Trecho do artigo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!