Assuntos ligados a astronomia e tudo que envolve o estudo do universo sempre trazem mistérios e curiosidades. Dentre as muitas dúvidas, uma das mais antigas é qual a real idade do universo. Pensando em responder essa pergunta, o Olhar Digital trouxe curiosidades sobre o Universo, sistema Solar e a Terra.

Qual é a idade do Universo e do sistema Solar?

O Universo é um lugar vasto e antigo, com uma história que se estende por bilhões de anos. Cientistas estimam a idade do Universo em 13,8 bilhões de anos, com uma margem de erro de apenas 0,02 bilhões de anos. Eles calcularam esta idade por uma variedade de métodos, incluindo a medição da expansão do Universo e a idade das estrelas mais antigas.

Universo completo
De acordo com estudiosos, existe uma margem pequena de erro quanto a idade do universo. (Imagem: Pexels)

Em 1929, Edwin Hubble, astrônomo americano, identificou que as galáxias estavam se afastando umas das outras e descobriu que, quanto maior a distância, mais alta a velocidade de distanciamento. Em resumo, pode-se compreender isso como uma expansão do Universo, e por isso ele pode ter tido um começo. É importante ressaltar também que os estudos realizados por Edwin permitiram o surgimento da tese do Big Bang. Desse estudo ficou claro também que o Sistema Solar se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos, a partir de uma nuvem de gás e poeira que colapsou sob a força da gravidade.

E qual a idade da Terra?

A idade da Terra foi calculada por uma variedade de métodos, incluindo a datação radiométrica de rochas e minerais. A datação radiométrica é um método que usa a desintegração de isótopos radioativos para determinar a idade de um objeto.

terra
Considerando a teoria do Big Bang, a Terra possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos. (Imagem: Pexels)

Para chegar na resposta quanto a idade da Terra foi determinado pelos cientistas por meio dos meteoritos. Eles mediram as abundâncias isotópicas dos meteoritos, sendo átomos que possuem o mesmo número de prótons porem em diferentes números de nêutrons. Vale frisar que as abundâncias isotópicas desses fragmentos são muito semelhantes, o que deduz que todos eles se formaram ao mesmo tempo, há cerca de 4,57 bilhões de anos.

Como os cientistas calculam a idade da Terra

Datação radiométrica de rochas: As rochas mais antigas da Terra têm cerca de 4,5 bilhões de anos. Podemos estimar a idade da Terra com base na idade dessas rochas.

Idade dos isótopos radioativos: Os isótopos radioativos são átomos que se desintegram ao longo do tempo. Podemos estimar a idade da Terra com base na idade dos isótopos radioativos presentes nas rochas.

Idade dos meteoritos: Os meteoritos que caíram na Terra são fragmentos de rochas e poeira do Sistema Solar. Os meteoritos mais antigos têm cerca de 4,5 bilhões de anos. Podemos estimar a idade da Terra com base na idade desses meteoritos.

A idade do Universo, do Sistema Solar e da Terra é um lembrete do quão vasto e antigo é o nosso lugar no universo. É uma história que se estende por bilhões de anos, e ainda estamos apenas começando a entendê-la.