Quem nunca precisou de silêncio em meio a um ambiente público e barulhento? Nesses casos a solução é se isolar em algum local fechado, se possível. Mas agora, uma nova tecnologia promete abafar o som de determinado local a partir do uso de robôs e criar “bolhas” de silêncio.

Leia mais

Dois robôs “neutralizam” os ruídos externos

  • A tecnologia está sendo desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.
  • A ideia do projeto é basicamente isolar o som sem a necessidade de nenhum tipo de parede ou estrutura física.
  • Se trata de um dispositivo equipado com alto-falantes e microfones e que funciona como um robô.
  • O sistema transmite ultrassom e mapeia o ambiente de forma completa.
  • Ao colocar dois desses robôs no mesmo ambiente, eles anulam qualquer barulho e silenciam o local.
  • As informações são da IGN Brasil.

Como funciona o sistema isolador de som

Segundo os pesquisadores, os robôs são extremamente inteligentes e se movem de maneira autônoma. Conforme se posicionam automaticamente no ambiente, eles isolam o som da melhor maneira possível para que os diferentes grupos de conversa tenham privacidade.

A tecnologia possibilita a criação de zonas de conversação, onde é possível dialogar sem problemas de ruídos. Da mesma forma, ela é capaz de suprimir completamente o som vindo de certas regiões, criando zonas 100% silenciosas.

publicidade

Por exemplo, se você está num grupo de vários amigos e com várias conversas simultâneas, o sistema pode anular o som vindo do diálogo alheio e limpar totalmente os ruídos, tornando a sua conversa particular.

Veja um vídeo explicando tal cenário:

Veja outro exemplo da aplicação da tecnologia:

Apesar de ainda estar em fase inicial, os responsáveis pelo projeto garantem que não há riscos à segurança e privacidade das conversas. Nenhum diálogo é gravado pelo sistema.