O Google anunciou o fim do Gmail em HTML a partir janeiro de 2024. O recurso permitia acessar uma versão mais leve e básica do serviço e era uma boa saída para conexões mais lentas.

A empresa atualizou sua página de suporte confirmando a mudança e está enviando mensagens para quem ainda usa o Gmail em HTML: “Estamos escrevendo para informar que a visualização HTML básica do Gmail para Web e dispositivos móveis será desativada a partir de janeiro de 2024”.

publicidade

Leia mais:

O que muda

  • Para o usuário final, nada muda. A partir de janeiro de 2024, todos os e-mails serão exibidos automaticamente na versão padrão do Gmail.
  • “Se seu navegador for compatível, o Gmail será aberto automaticamente na visualização padrão”, diz o Google.
  • O recurso era parte de “versões anteriores do Gmail substituídas há mais de 10 anos”, acrescenta a empresa.

Atualmente, quando o usuário tenta acessar o Gmail em HTML, o Google já mostra uma mensagem dizendo que a função foi projetada para “conexões mais lentas e navegadores legados” e pede uma confirmação extra antes de continuar. 

publicidade
Imagem: Gabriel Sérvio/Olhar Digital

A versão HTML não tem muitos recursos, como corretor ortográfico, filtros de pesquisa, atalhos de teclado e formatação avançada. Por ora, ainda não ficou claro se o Google planeja adicionar outro modo para conexões de internet mais lentas.

Gmail em HTML

  • A versão em HTML do Gmail é uma alternativa simplificada que permite usar o Gmail em navegadores que não suportam recursos mais avançados, como JavaScript ou CSS complexos.
  • Isso é útil em situações em que você está usando um navegador antigo, uma conexão de internet lenta ou deseja uma experiência mais simples e direta.
  • O Gmail em HTML fornece apenas funcionalidades básicas, como ler e enviar mensagens, organizar a caixa de entrada e gerenciar contatos.

O Gmail em HTML ainda está disponível por meio do endereço “https://mail.google.com/mail/u/0/h/” até janeiro de 2024 com interface e funcionalidades mais limitadas que a versão completa.