Amazon quer transformar qualquer superfície em uma tela

Amazon está trabalhando em tecnologia que tornaria possível projetar uma receita na parede acima do fogão, por exemplo
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 26/09/2023 13h08
Fachada de prédio da Amazon
(Imagem: Grand Warszawski/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo produto que está sendo desenvolvido pela Amazon promete transformar qualquer superfície da casa em uma tela. Segundo fontes internas da empresa, seria possível projetar uma receita na parede acima do fogão, por exemplo. Embora não haja grandes informações, a nova tecnologia se enquadra perfeitamente no projeto de casa inteligente proposto pela Amazon há algum tempo.

Leia mais

Ideia da Amazon não é nova

  • Essa não é a primeira tentativa da Amazon de criar um projetor inteligente.
  • A empresa chegou a desenvolver o Amazon Glow.
  • O dispositivo permitia que você tocasse e movesse objetos na “tela” em qualquer superfície plana disponível.
  • E acabou sendo utilizado principalmente para chamadas de vídeo e para jogos interativos.
  • No entanto, o projeto que acabou sendo descontinuado por falta de procura (veja mais sobre o assunto clicando aqui).
  • As informações são da The Verge.
Amazon Glow (Imagem: divulgação/Amazon)

Projetor seria resultado de uma combinação de recursos

Além dessa tentativa de pouco sucesso, a Amazon adquiriu muita tecnologia e conhecimento para construir um projetor de casa inteligente quando assumiu o controle da startup Lightform, no final de 2021. Essa empresa desenvolveu um complexo projetor de mapeamento. O problema foi o superaquecimento, que gerou mais de um caso de incêndio, impossibilitando a continuidade do projeto.

A combinação de recursos de mapeamento e um projetor touchscreen abre uma enorme gama de possibilidades para a Amazon. A principal delas, de fato, é o desenvolvimento de uma tela que possa aparecer na sua frente quando você precisar interagir com a tecnologia, onde quer que você esteja em sua casa, e desaparecer quando não for mais necessária.

O novo produto também reduziria a necessidade de múltiplas interfaces em uma casa inteligente. O que diminuiria os custos necessários para a implementação da tecnologia.

Apesar do projetor estar nos planos da empresa, não há nenhuma informação oficial sobre o desenvolvimento do produto. Nem mesmo uma previsão de quando ele poderia estar disponível no mercado.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.