Entrevista: tecnologia impulsiona geração de empregos no Brasil

Levantamento da Brasscom aponta que a tecnologia poderá gerar uma média de 150 mil empregos por ano no país
Júlia Dal Rovere26/09/2023 20h51, atualizada em 27/09/2023 01h58
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um levantamento da Brasscom indica que o mercado de tecnologia no Brasil vai gerar 797 mil vagas de emprego até 2025. A média, segundo o levantamento, é de 150 mil postos gerados por ano no país pela área. Outro dado do estudo mostra que a remuneração dos profissionais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) é quase 3 vezes maior do que a média de trabalhadores de outros setores.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Brasscom conta com mais de 80 empresas de TIC e de tecnologias digitais associadas com sede no Brasil e em vários países do mundo, com diferentes modelos de negócios. A associação promove o setor junto aos atores públicos e privados e entidades representativas, propagando tendências e políticas públicas que buscam o crescimento do mercado. 

Para entender mais sobre o assunto, recebemos o empresário e especialista em tecnologia Junior Borneli. Ele contou como enxerga esses dados e se existe alguma tendência de crescimento desses números.

A gente viu desde novembro do ano passado, com o surgimento do ChatGPT, a ascensão da inteligência artificial. Então, o que a gente está vendo hoje, é que muitos profissionais de tecnologia precisam se requalificar para aprender a inteligência artificial, para continuarem com esse bom espaço no mercado, com essa boa empregabilidade.

Junior Borneli

Acompanhe a entrevista completa!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.