A Kia adicionou um novo membro na sua linha de carros elétricos em agosto: o Ray EV. O modelo compacto da montadora sul-coreana chegou para atender a forte demanda por veículos sustentáveis mais baratos no exterior e surpreendeu até as projeções mais otimistas da empresa nas vendas.

  • O Ray EV começou a ser vendido oficialmente no fim de agosto.
  • Até então, já são mais de 6 mil unidades reservadas.
  • O resultado surpreendeu a Kia. A montadora esperava vender até 4 mil unidades do modelo em 2023. 

Como é o Kia Ray EV

O “carrinho” foi inspirado na versão movida a gasolina, fabricada desde 2011 pela Kia. A variante elétrica recebeu incrementos e visual mais moderno, mas mantém a capacidade de caber mesmo em vagas apertadas.

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  • O irmão menor do Kwid possui 3,59 m de comprimento e 1,7 m de altura.
  • O Kia Ray EV é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) com 35,2 kWh de capacidade.
  • Segundo a montadora, o carro precisa de 40 minutos no carregador para recuperar de 10% a 80% de carga.
  • O motor elétrico é modesto e gera o equivalente a 86 cavalos e quase 15 quilograma-força metros de torque.
  • A autonomia estimada pela Kia é de 205 km. Rodando apenas na cidade, o veículo pode chegar a marca de 233 km de alcance.
Há versões com 4, 2 ou até apenas 1 assento na cabine. Imagem: Divulgação/Kia
Interior do Ray EV. Imagem: Divulgação/Kia

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Preço e disponibilidade

O elétrico compacto está disponível na Coreia do Sul por um valor competitivo. Ainda não há notícias de lançamento em outros países.

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O Ray EV sai pelo equivalente a R$ 105 mil — R$ 15 mil a menos que o Chery iCar, o carro elétrico mais barato do Brasil atualmente (R$ 119.990).