Olhar do Amanhã: o que sabemos sobre vida após a morte?

Olhar do Amanhã: esse é o nome da coluna de Alvaro Machado Dias no Olhar Digital News, que estreia nesta quarta-feira (27)
Por Álvaro Machado Dias, editado por Júlia Dal Rovere 27/09/2023 21h37
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Olhar Digital News teve uma estreia muito especial hoje! Esteve em nosso estúdio um dos neurocientistas e futuristas mais aclamados da atualidade: Alvaro Machado Dias, professor livre-docente da UNIFESP! A partir de hoje, toda quarta-feira, você acompanha a coluna Olhar do Amanhã. Vamos discutir o avanço da tecnologia, integração com a medicina, tendências tech para o futuro, impacto social da tecnologia e muito mais!

Sua estreia foi com um tema pra lá de curioso e importante. Um estudo recente da Universidade de Nova York revelou que, ao contrário do que se achava, a atividade cerebral continua depois de uma parada cardíaca. E muitos pacientes relataram consciência nesse momento de quase morte. Inclusive, com uma noção de 360 graus do ambiente após a reanimação.

Ele explicou o que a neurociência sabe de concreto sobre esse tipo de experiência de quase morte, e o que essa pesquisa traz de novidade.

Esse é um tema dos mais controversos que existem, porque, evidentemente, ele está na fronteira da ciência baseada em evidências e daquilo que está estritamente baseado no relato individual, que não é exatamente a mesma coisa do ponto de vista das evidências.

Alvaro Machado Dias

Alvaro Machado Dias é professor livre-docente da UNIFESP, fellow da Behavioral & Brain Sciences (Cambridge), membro do MIT Global Insights. É também sócio do Instituto Locomotiva e da WeMind Escritório de Inovação.

A coluna Olhar do amanhã será exibida toda quarta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!

Professor livre-docente da UNIFESP

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.