O navegador Firefox, da Mozilla, ganhou sua atualização mensal nesta terça-feira (26). A versão 118 tem recursos que detectam textos em idiomas diferentes do configurado e os traduzem automaticamente, além de ter melhorias na segurança.

Leia mais:

publicidade

Firefox 118

O Firefox 118 ainda está na fase beta, ou seja, em testes. Contudo, já está disponível para quem baixar ou fizer a atualização nos sistemas Windows, macOS e Linux. O download é gratuito para todos.

Como acontece mensalmente nas atualizações do navegador da Mozilla, a empresa fez a divulgação das novidades. A nova versão apresenta melhorias na proteção do usuário, como garantir anonimato na biblioteca Web Audio e não permitir que os sites mantenham o histórico do internauta na guia anônima.

publicidade

Além disso, o Firefox 118 terá efeitos de vídeo e desfoque de fundo no Google Meet.

Imagem-conceito para o Mozilla Firefox
(Foto: Rostylav Andreychuk/Shutterstock)

Tradutor automático

  • No entanto, o maior destaque da atualização é o tradutor automático, um recurso que já aparece em outros navegadores, como o Google Chrome.
  • O funcionamento é simples: ao abrir um site, um pop-up aparece identificando o idioma original do texto e qual idioma ele será traduzido (isso dependerá de qual for a configuração do navegador de cada usuário).
  • Esse recurso também pode ser acessado na barra de endereço, com as opções adicionais de um website.
  • O usuário ainda pode ativar a tradução automática para que o site reconheça o idioma original e o traduza sem precisar de uma autorização, ou desativá-la completamente.
  • Também é possível crias listas especificando quais domínios devem ser traduzidos automaticamente e quais não.
  • O recurso funciona com internet, mas é possível baixar pacotes de linguagem que ficam disponíveis offline para proteger a privacidade do usuário.