Streaming responde por 99% da receita do mercado musical no Brasil

Do total do faturamento do mercado musical no Brasil (R$ 1,2 bilhão), 99,2% veio de receitas do streaming
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 28/09/2023 11h39
Imagem simulando o Spotify
(Imagem: Pexels)
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O mercado musical no Brasil faturou R$ 1,2 bilhão no primeiro semestre de 2023. Desse total, 99,2% são provenientes de receitas do streaming. Os dados são da Pro-Música, organização que representa as principais gravadoras e produtoras musicais do país.

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Mercado musical do Brasil em alta

  • Segundo o levantamento, o resultado significa um aumento da receita de 12,6% quando comparado com o mesmo período do ano passado.
  • Já o mercado de streaming cresceu 12,4% em relação a 2022.
  • A Pro-Música afirma que esse avanço se deve às assinaturas das principais plataformas.
  • As receitas alcançam R$ 775 milhões, crescimento de 17,8%.
  • Além disso, os serviços streaming com anúncios (sem assinaturas) lucraram R$ 406 milhões.
  • As informações são do UOL.

Vendas físicas representam menos de 1% da receita

Os dados ainda apontam que outras receitas digitais, que incluem downloads e planos de telefonia móvel, representaram apenas 0,2% das receitas totais, somando R$ 2 milhões nesse mesmo período. Por outro lado, as vendas físicas, o antigo motor da indústria fonográfica do Brasil, geraram apenas R$ 8 milhões. Esse número representa apenas 0,6% da receita do primeiro semestre.

Quando analisadas as vendas de produtos de formato físico, os discos de vinil foram os mais comercializados nos primeiros seis meses de 2023, com uma receita de R$ 5 milhões. Já as vendas de CDs totalizaram R$ 3 milhões.

Dados apontam que o mercado musical do Brasil está em alta (Imagem: Pexels)

Gravadoras internacionais estão de olho no Brasil

Paulo Rosa, presidente da Pro-Música, destaca o papel do streaming como a principal fonte de receita do mercado musical no Brasil. De acordo com ele, essa receita é essencial para os produtores continuarem a investir no desenvolvimento artístico e na descoberta de novos talentos.

Apesar da enorme quantidade de músicas internacionais, o repertório nacional predomina nas plataformas de streaming no Brasil. Das 50 gravações mais ouvidas, apenas uma é internacional, com as demais sendo de artistas brasileiros.

A Pro-Música ressalta que vê o grande potencial do streaming no mercado musical do Brasil para continuar a crescer ainda mais. E que os dados mostram que as gravadoras do Brasil, nacionais e internacionais estão apostando no mercado musical brasileiro.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.