Seu Direito Digital: comprei um celular com defeito em site estrangeiro. E agora?

Nosso colunista Leandro Alvarenga tira dúvidas sobre seus direitos em compras internacionais online. Confira!
Júlia Dal Rovere28/09/2023 21h00, atualizada em 28/09/2023 21h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na coluna Seu Direito Digital desta quinta-feira (28), o advogado e colunista do Olhar Digital News Leandro Alvarenga tirou dúvidas de leitores do site. Entre elas, a seguinte: “quero comprar um celular novo e vejo que sites como Shopee e AliExpress têm preços bem mais em conta, queria arriscar. Que direitos eu tenho se o produto não chegar ou vier com algum defeito?”

Fala, Alvarenga!

A legislação brasileira irá ser aplicada, o código de defesa do consumidor vai ser aplicado integralmente. Você vai ter direito de arrependimento de sete dias, garantia de bens não duráveis de 30 dias e a garantia de bens duráveis de 90 dias.

Leandro Alvarenga

Além disso, ele também falou de um caso que chamou a atenção em uma cidade pequena na Espanha. Jovens tiveram fotos nuas espalhadas entre moradores de um vilarejo. Todas as fotos foram feitas com IA. Qual a responsabilização das empresas e dos usuários que fizerem o mau uso da tecnologia?

Por fim, Leandro Alvarenga explicou um novo processo contra a Amazon. Nos EUA, a empresa terá que responder judicialmente por monopólio. A alegação é de bloqueio de concorrência.

A coluna Seu Direito Digital vai ao ar toda quinta-feira no Olhar Digital News. Mande suas dúvidas e acompanhe!


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.