A Microsoft parece realmente querer brigar com o Google no mercado do Chromebook, ao desenvolver uma versão mais leve do Windows 12. Fontes comentaram que o novo sistema operacional da gigante do software será baseado na web e terá foco em aplicações educacionais, exatamente onde vai bem o Chrome OS.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Windows 12 deve ter mais de uma versão e uma delas pode ser a resposta da Microsoft para o Chrome OS do Google
  • A ideia, segundo fontes, é ter uma versão do Windows 12 muito mais leve para rodar em computadores mais simples
  • Ela deve ser feita para tirar proveito da web e rodar quase tudo na nuvem, com ajuda de inteligência artificial
  • Este tipo de computador deve ser focado para o uso nas escolas, local onde o Chromebook nada de braçada

As fontes, ouvidas pelo site Windows Latest, desenharam um Windows 12 mais leve e com base na web que não será a única versão deste sistema operacional e nem vai substituir o Windows para todo mundo. A ideia é bater no Chromebook onde ele ganha mais terreno, que são as escolas e o trabalho com estudantes.

A ideia é ter um Windows 12 mais leve e capaz de rodar em hardwares mais simples, exatamente como faz o Chrome OS. Outro ponto importante, segundo as fontes, gira no uso do Microsoft Edge e muita inteligência artificial para o cotidiano desta variante do sistema operacional.

publicidade

Windows 12 mais leve pode ser nova tentativa

Se confirmado, este rumor pode significar uma nova tentativa da Microsoft, que trabalhou no Windows 10X para ser este concorrente de peso para o Chrome OS que roda nos muitos modelos de Chromebook. Este sistema operacional nunca saiu do papel para um produto de verdade e o Google agradece.

Ainda no mundo dos boatos, o Windows 12 deve ser anunciado em algum momento do ano que vem e muitos apostam em poucas mudanças visuais para o que já existe na versão 11 do sistema operacional. Um ponto bastante ventilado é a possibilidade da barra de ferramentas ser flutuante, mais ou menos como a Apple faz com o dock do macOS que não encosta na base do monitor.