Entrevista: Brasil volta a ranking de economias mais inovadoras do mundo

O país subiu cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI), retornando ao top 50 após 12 anos fora deste recorte
Júlia Dal Rovere02/10/2023 21h05, atualizada em 02/10/2023 21h40
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria revelam que o Brasil voltou para o ranking das 50 economias mais inovadoras do mundo, após 12 anos fora deste recorte.

O país subiu cinco posições no Índice Global de Inovação e agora está em quadragésimo nono lugar entre 132 países. Além disso, o Brasil é o primeiro da lista entre os países da América Latina e do Caribe. Essa é a primeira vez que fica acima do Chile no ranking.

O Brasil ainda apresentou pontuações elevadas em indicadores como serviços governamentais online, ficando na décima quarta posição, e participação eletrônica, ficando em décimo primeiro.

Para falar mais sobre o assunto, recebemos o Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação. Ele explicou o que vem sendo feito de diferente no país que nos trouxe de volta ao Top 50 depois de 12 anos.

No Brasil, já tem algum tempo, que nós temos mais do que um smartphone por brasileiro, nós temos uma razoável cobertura de internet, de boa velocidade. O Brasil está entre as melhores, está no topo das posições no mundo no quesito custo para acesso à internet, então nós temos um dos mega de velocidade mais baratos.

Arthur Igreja

Confira a entrevista completa!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.