Pousar um helicóptero no convés de um navio é uma das manobras mais desafiadoras e complexas exigidas de um piloto da Marinha. Os principais desafios estão relacionados ao pequeno espaço disponível e o constante provocado pelo movimento do mar. Diversas propostas para automatizar o pouso nessas condições acabaram descartadas. Agora, pesquisadores da Texas A&M University estão utilizando um algoritmo alimentado por inteligência artificial nessa missão.

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Automatizando os pousos a partir da IA

Os pesquisadores contam com o apoio da Marinha dos EUA no desenvolvimento da próxima geração de aeronaves de decolagem e pouso vertical totalmente autônomas. Ao combinar um projeto de aeronave ideal com a IA, eles estão propondo uma nova abordagem para aeronaves automatizadas pousando em mares agitados.

Quando um piloto de helicóptero tenta pousar em um convés de navio, ele realmente não olha para o convés em movimento. Se eles olharem para o convés em movimento, isso desorientará o piloto, então eles são treinados para olhar para um equipamento especializado no navio chamado barra do horizonte, que é uma faixa verde, iluminada e giratória estabilizada que fornece ao piloto um horizonte artificial.

Dr. Moble Benedict, professor da Texas A&M e principal investigador do projeto

Estudos recentes se concentraram em rastrear o convés do navio em vez da barra do horizonte usando câmeras, GPS e lidar para rastrear o navio em movimento e ajustar a aeronave para corresponder ao seu movimento. Em vez disso, os pesquisadores estão automatizando o processo de pouso imitando o comportamento de um piloto enquanto rastreiam a barra do horizonte.

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O algoritmo de controle de aprendizado de reforço é tão preciso que, mesmo que um veículo esteja mudando de curso ou na presença de ventos fortes, ele ainda pode rastrear a barra do horizonte.

A tecnologia já mostrou resultados promissores com testes sendo realizados com sucesso para rastrear e pousar com segurança um sistema aéreo não tripulado em várias condições, incluindo ventos horizontais moderados, visibilidade nebulosa e mudanças de curso e velocidade.

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Veja o sistema em operação:

A Marinha dos EUA está interessada em três elementos: uma aeronave que seja independente da pista, o que significa que pode decolar e pousar verticalmente; eficiência de cruzeiro para que ela possa voar por longas durações; e a capacidade de pousar em convés de navios em movimento com segurança e sucesso.

Novas aeronaves

  • A tecnologia desenvolvida está sendo usada em helicópteros nesse primeiro momento.
  • No futuro, os pesquisadores querem criar aeronaves mais resistentes a rajadas de vento e eficientes, que podem incluir asas dobráveis ao fazer a transição do voo vertical para o cruzeiro de asa fixa.
  • Usando simulações, testes em túnel de vento e testes de voo, eles analisarão o desempenho e a dinâmica dos equipamentos para construir um modelo em escala reduzida.
  • Já o algoritmo alimentado pela IA ajudará a aeronave a lidar com condições difíceis e otimizará os dados em tempo real para que a aeronave se adapte rapidamente ao cenário, reagindo de forma semelhante a um piloto.
  • As informações são da Tech Xplore.