A revista Nature fez uma réplica do mecanismo de Antikythera – o computador analógico mais antigo do mundo – com peças de Lego. O objetivo foi mostrar como o dispositivo funcionava.

Para quem tem pressa:

  • ​​A revista Nature recriou o Antikythera, o mais antigo computador analógico do mundo, utilizando peças de Lego com o objetivo de demonstrar o funcionamento do dispositivo;
  • De origem grega, o computador era capaz de prever ciclos da lua, eclipses e outros fenômenos astronômicos;
  • O mecanismo foi encontrado por mergulhadores gregos no fundo do mar próximo à ilha de Antikythera em 1900;
  • O dispositivo possuía dois discos principais: um representava os 12 signos do zodíaco e o outro continha um calendário egípcio de 12 meses, cada um com 30 dias, e cinco dias extras;
  • Para utilizá-lo, o usuário deveria conhecer o dia e o mês atual e, ao girar uma manivela, as engrenagens se moviam, mostrando os ciclos astronômicos por meio de ponteiros;
  • O Antikythera foi datado em torno do ano 200 a.C., período em que o matemático Arquimedes vivia na região;
  • Isso levou à especulação de que ele poderia ser o inventor do dispositivo – algo que nunca foi confirmado.

O mecanismo foi um objeto importante para a trama de “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” (2023), quinto filme da franquia. Ele é grego e foi usado para prever os ciclos da lua, eclipses e outros fenômenos astronômicos.

publicidade

Leia mais:

Antikythera: o computador analógico mais antigo do mundo

Réplica em Lego do computador mais antigo do mundo
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Um grupo de mergulhadores gregos descobriu, no fundo do mar, na costa da ilha de Antikythera, um artefato de bronze corroído e fragmentado em 1900. Após uma análise cuidadosa, entendeu-se que se tratava de um mecanismo complexo, com mais de 30 engrenagens.

publicidade

O mecanismo tinha dois discos principais. Um deles marcava os 12 signos do zodíaco, representando as principais constelações vistas no céu. O outro tinha um calendário egípcio de 12 meses de 30 dias cada, com outros cinco dias extras – algo similar ao dia 29 de fevereiro em anos bissextos.

O usuário precisava saber o dia e o mês em que estava, usando calendários ou outras marcações de tempo. Ele então girava uma manivela, que acionava o giro de engrenagens e permitia que ponteiros mostrassem os ciclos astronômicos.

publicidade

Pela análise do material, arqueólogos constataram que o artefato encontrado no fundo do mar tinha sido construído por volta do ano 200 a.C., época em que o matemático Arquimedes vivia na região. Por isso, surgiu a hipótese, nunca confirmada, de que ele teria sido o inventor do dispositivo.

Veja abaixo um vídeo sobre o Antikythera e sua réplica em Lego: