Venom, é você? Nova aranha é descoberta na Austrália

A aranha recebeu o nome de Venomius tomhardyi pelas distintas manchas pretas no abdômen que lembram muito a cabeça do personagem Venom
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 03/10/2023 18h34
Venom-1
Imagem: Sony Pictures/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova espécie de aranha foi descoberta na Austrália. E por algumas semelhanças com o personagem Venom da Marvel, interpretado pelo ator Tom Hardy, os pesquisadores decidiram fazer uma homenagem na hora de dar nome ao animal. O gênero Venomius e sua única espécie atual, Venomius tomhardyi, foram oficialmente descritos após uma expedição à Tasmânia, no território australiano.

Leia mais

Aranha Venom

  • O único exemplar da nova espécie de aranha está preservado no Queen Victoria Museum and Art Gallery.
  • O aracnídeo descoberto apresenta distintas manchas pretas no abdômen que lembram muito a cabeça de Venom.
  • Os responsáveis por essa descoberta são os cientistas Giullia Rossi, Pedro Castanheira e Volker Framenau, da Murdoch University, localizada na Austrália, em parceria com Renner Baptista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizada no Brasil.
  • O resultado dessa colaboração foi publicado na revista Evolutionary Systematics.
  • As informações são do portal Mega Curioso.
Venomius tomhardyi (Imagem: QVM:2023:13:0100)

A nova espécie

O novo gênero de aranhas pertence à família Araneidae, que engloba animais que constroem teias circulares verticais para capturar suas presas. Embora compartilhem semelhanças com o gênero relacionado Phonognatha, como a ausência de tubérculos no abdômen, as aranhas recém-descritas se destacam por seu comportamento de criar buracos forrados de seda nos galhos das árvores para abrigo, além de apresentarem diferenças em suas genitálias.

Segundo Castanheira, um dos cientistas envolvidos na descoberta, “o estudo faz parte de uma pesquisa de longo prazo que visa documentar toda a fauna de aranhas australianas, o que será de extrema importância para os planos de manejo de conservação e para a continuação do plano decenal de taxonomia e biossistemática na Austrália e na Nova Zelândia”.

Os pesquisadores destacaram a relevância de continuar a identificação e descrição de novas espécies de aranhas na Austrália para avaliar a biodiversidade total desses predadores no território. E quem sabe novos personagens do cinema podem receber homenagens para nomear novas espécies identificadas no futuro.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.